Documentário “Todos Nós por Todos Nós” está disponível no canal oficial do governo do Estado no YouTube
Produção revisita desafios das enchentes de 2024 e destaca ações do Executivo, lideradas pelo governador Eduardo Leite
Publicação:

O documentário Todos Nós por Todos Nós, que retrata a reconstrução do Rio Grande do Sul um ano após enchentes que devastaram o Estado em 2024, já está disponível no canal oficial do governo do Estado no YouTube. Produzido pela Secretaria de Comunicação (Secom), o filme reúne relatos de cidadãos, servidores públicos e voluntários que atuaram nas frentes de resgate, assistência e reconstrução pós-catástrofe.
Com pouco mais de 40 minutos de duração, o documentário revisita os momentos mais desafiadores da tragédia e destaca o papel essencial da solidariedade e das ações coordenadas pelo governo estadual no processo de reconstrução, todas lideradas pelo governador Eduardo Leite. Imagens captadas durante e após o desastre são entremeadas por entrevistas inéditas, que ajudam a contextualizar o impacto social e humano do evento meteorológico.
“O documentário traz a dimensão do momento difícil vivido pelos gaúchos com as enchentes de 2024. Mas, mais do que isso, mostra a resiliência do povo gaúcho e o trabalho desenvolvimento pelo governo do Estado para reconstruir o Rio Grande do Sul, tornando-o ainda mais forte e resiliente por meio do Plano Rio Grande”, afirma o titular da Secom, Caio Tomazeli.
A iniciativa integra as ações do Plano Rio Grande, com o objetivo de preservar a memória coletiva e valorizar os esforços de quem esteve na linha de frente do socorro e da recuperação. O Plano Rio Grande é um programa de Estado criado para reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro.
Exibição
A primeira exibição de Todos Nós por Todos Nós foi realizada na Cinemateca Paulo Amorim, na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), em Porto Alegre, no dia 29 de abril. Na mesma data ocorreu a primeira exibição aberta ao público, na própria CCMQ. O documentário permaneceu em cartaz até 1º de maio. A partir desta semana, o trailer do documentário será exibido nos cinemas.

Texto e edição: Secom