Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Duo Ritter-Frazão se apresenta no Musical Évora

Publicação:

A turnê Brasil 2014 do duo Ritter-Frazão é destaque do Musical Évora da próxima quarta-feira (8), 12h30, no Foyer Nobre do Theatro São Pedro. Com entrada franca, o recital é realizado com o intuito de promover e difundir o repertório solístico para contrabaixo acústico e piano, raro no Brasil e no exterior.

Com o recital, os músicos Alexandre Ritter (contrabaixo) e Ana Flávia Frazão (piano) pretendem difundir e expor o repertório para a formação. Além disso, com um programa somente formado por compositores Italianos, o projeto presta homenagem à produção cultural e musical Italiana.

Sobre o duo:

Alexandre Ritter é professor de contrabaixo da Ufrgs desde 2000, Doutor e Bacharel em Performancepela The University of Georgia - UGA (EUA) e mestre em Performance de Contrabaixo pela University of British Columbia (Canadá). Estudou na Itália, na renomada Academia Musicale Chiggiana, em Siena, e noCampus Internazionale di Musica, em Sermoneta.

Já participou de vários festivais de música e sua extensa experiência como músico de orquestra inclui a participação em orquestras na América do Norte e na América do Sul, incluindo as Sinfônicas de Savannah, Charleston, Greenville e Augusta, nos EUA, bem como as Sinfônicas de Porto Alegre e Paraná, no Brasil. Seu trabalho como músico sinfônico, camerista e solista o tem levado a tocar na Alemanha, Argentina, Brasil, Canadá, Costa Rica, França, Itália e EUA.

 

Ana Flávia Frazão iniciou seus estudos de piano com a professora Ivana Carneiro e os concluiu na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (UFG). Prosseguiu sua trajetória musical na Alemanha, entre 1994 e 2002. Foi aluna da Escola Superior de Música de Karlsruhe e, em 2001, obteve o 1º lugar na “Série de Concertos da Sala Barroca”, em Kyoto (Japão), com o Trio Augarten. Tem realizado concertos na Europa, Japão, Estados Unidos, Argentina e em várias cidades brasileiras. Em 2004 lançou, na Europa, seu primeiro CD com o contrabaixista Milton Masciadri. Em 2012 gravou toda a obra de Villa-Lobos para violino e piano com o violinista alemão Laurent Albrecht Breuninger. É professora da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG e diretora artística dos projetos “Concertos na Cidade” e “Concertos Ouro UFG”.

Programa:

Valse Oublieé – 5’00’’ – Franco Petracchi (n. 1937)

Fantasie Sonnambula – 10’00’’ – Giovanni Bottesini (1821 – 1889)

Sconcerto – 27’00’’– ArmandoTrovajoli (1917 – 2013)

I – Tempo de blues

II – Allegretto

III – Pavane

IV – Scherzo (Allegro)

Texto: Gisele Noll

Portal do Estado do Rio Grande do Sul