Duplicação da ERS-509 terá início no primeiro semestre de 2012
Publicação:
O secretário em exercício de Infraestrutura e Logística do RS, Claudemir Bragagnolo, anunciou durante a Interiorização do Governo do Estado em Santa Maria, na manhã desta sexta-feira (13), o início da duplicação de trecho de 4,3 quilômetros da ERS-509, em Camobi.
Bragagnolo explicou que, devido ao processo licitatório, a obra tem previsão de início em um ano. Contando do dia de hoje, temos que esperar em torno de dois meses para a conclusão do primeiro projeto, três meses para as licenças ambientais e mais seis meses para o processo licitatório, afirmou.
O secretário ainda salientou ao governador Tarso Genro e ao público presente a intenção de realizar uma audiência pública com a comunidade de Santa Maria e região para abrir um espaço de diálogo, com a finalidade de receber as opiniões da sociedade e, se possível, incluir no projeto. Queremos voltar à Santa Maria para ouvir as demandas da comunidade em relação a essa obra de extrema importância para o desenvolvimento da região central do Estado, disse Bragagnolo.
O governador Tarso Genro fez um apelo aos deputados federais presentes para que trabalhassem pela revisão da atual lei para os processos de licitação: Temos como principal fator de atraso hoje as licitações, que devem ter seu procedimento revisto para auxiliar na agilidade das ações.
Comunidade
A comunidade de Santa Maria deseja transformar a estrada, conhecida como ‘Faixa Velha do Camobi, em uma moderna avenida urbana com passeios, ciclovias, pontos de travessia e sinaleiras. O motorista de caminhão, Ederson Dalla Lana, com 10 anos de profissão, sendo três deles percorrendo diariamente a rodovia, revela que encontra dificuldades. Todos os dias temos congestionamentos aqui na rodovia e isso atrasa o tempo de entrega da minha mercadoria. Melhorar esta via é uma demanda da região e estamos com esperança, afirmou.
Texto: Tafael Medeiros/Raquel Wünsch
Fotos: Camila Domingues
Edição: Redação Palácio Piratini (51) 3210.4305