Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Durante painel do Lide em Santa Catarina, Leite compartilha experiências do Rio Grande do Sul

Reformas e resiliência do Estado foram temas em encontro com lideranças catarinenses

Publicação:

Em um palco de apresentação, há um homem de pé segurando um microfone. Dezenas de pessoas sentadas assistem ele. O palco tem a cor azul e há dois painéis grandes escrito Rio Grande do Sul do Futuro.
Leite apresentou as estratégias do governo gaúcho para inovação, sustentabilidade e crescimento econômico - Foto: Mauricio Tonetto/Secom

O governador Eduardo Leite participou, na noite de quarta-feira (21/5), do painel Lide Santa Catarina, em Florianópolis, que teve como tema “Desenvolvimento Sustentável: Oportunidades e Desafios para a Região Sul e o Futuro do Brasil”. Em sua apresentação, Leite falou sobre a jornada do Rio Grande do Sul ao longo dos últimos seis anos, abordando as reformas estruturais que viabilizaram o ajuste das contas e a recuperação da capacidade de investimento do Estado, assim como as parcerias com o setor privado.

“Com essas reformas, alcançamos a redução do déficit previdenciário e da despesa de pessoal. Decolamos na capacidade de investimento com recursos do Estado em todas as áreas e lideramos uma agenda de parceria com o setor privado que já reúne R$ 46 bilhões em investimentos projetados nas privatizações e concessões concluídas”, enfatizou. 

Durante a palestra, Leite também compartilhou a experiência com os desafios climáticos enfrentados e comentou sobre o Plano Rio Grande para recuperação e resiliência após a maior catástrofe meteorológica da história do Estado, com as enchentes do ano passado. 

“A retomada já está acontecendo, com crescimento do PIB e do emprego. Mas para a construção de um Estado mais resiliente é preciso uma jornada maior, mais complexa e que exige muita responsabilidade, assim como observado em todos os locais que sofreram com grandes desastres. E o Plano Rio Grande é o norte desta caminhada, estruturado em seis eixos que vão desde o diagnóstico para identificar fragilidades até a preparação para a aceleração e eficiência da capacidade de resposta em eventos futuros”, explicou. 

O Plano Rio Grande é um programa de Estado liderado pelo governador para reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro. 

Leite ressaltou que já foram investidos R$ 7,3 bilhões na reconstrução e destacou o Plano Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável voltado à construção do Rio Grande do futuro. 

Em um palco há cinco homens sentados conversando. Diversas pessoas sentadas assistem eles. Um dos homens no palco está com microfone na mão. Todos usam terno. Ao fundo, um painel aparesenta o nome de cada um deles.
O encontro reuniu empresários, formadores de opinião e autoridades do Sul do país - Foto: Mauricio Tonetto/Secom

Após o painel, o governador recebeu, em nome do povo gaúcho, uma homenagem do Lide Santa Catarina reconhecendo o empreendedorismo, a resiliência e a capacidade de superação do Rio Grande do Sul. A placa continha a frase “Quando os ventos de mudança sopram, alguns levantam barreiras, outros constroem moinhos de vento”. 

Leite agradeceu a homenagem em nome dos gaúchos, assim como todo o apoio recebido de Santa Catarina e de todo o país durante o período das enchentes. O governador também destacou a importância da articulação entre a região Sul na defesa dos interesses dos seus estados. “Podemos contribuir ainda mais com o país se tivermos os apoios necessários e devemos buscá-los juntos diante da União.”

Estiveram presentes no encontro o presidente do BRDE, Ranolfo Vieira Júnior, e o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos. O evento foi uma iniciativa do Lide Santa Catarina com o objetivo de fomentar o diálogo entre os setores público e privado, impulsionando o desenvolvimento sustentável e de longo prazo para a região Sul e para o Brasil. Cerca de 180 empresários, líderes institucionais e formadores de opinião do mercado catarinense participaram do encontro. 

Texto: Thamiris Mondin/Secom RS
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul