Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Edição especial de livro sobre Revolução Farroupilha é lançada no Piratini

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL 14.09.2016: O livro Revolução Farroupilha, do escritor gaúcho Luiz Coronel, que ganhou nova roupagem e ilustrações do artista plástico Danúbio Gonçalves, foi relançado nesta quarta-feira (14), no Palácio Piratini, em cerimônia
Governador presitigou o relançamento do livro Revolução Farroupilha, do escritor Luiz Coronel - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

O livro Revolução Farroupilha, do escritor gaúcho Luiz Coronel, que ganhou nova roupagem e ilustrações do artista plástico Danúbio Gonçalves, foi relançado nesta quarta-feira (14), no Palácio Piratini. A obra teve sua primeira edição há mais de oito anos em formato de cartilha. A publicação foi aprimorada e narra em formato de versos a história do Rio Grande do Sul relacionada ao episódio da Guerra dos Farrapos (entre 1835 e 1845), desde suas causas até o tratado de Paz de Ponche Verde.

Ao elogiar os autores da obra, o governador José Ivo Sartori reforçou o uso literário do poema para descrever a memória do Rio Grande. "O tempo passa, mas nossas convicções e valores superam o tempo", destacou. O governador encerrou seu pronunciamento com um verso de Coronel: "Sobrevive em cada gaúcho um coração farroupilha". 

De acordo com Luiz Coronel, a primeira edição foi uma "cartilha acanhada". O autor disse que o trabalho "merecia edição especial, mais trabalhada para homenagear a história de lutas do estado". O livro contou com aporte do Ministério da Cultura, patrocínio do Badesul e apoio do Grupo Zaffari e da Secom. A atriz Fernanda Carvalho Leite apresentou a obra.

O evento no Salão Negrinho do Pastoreio teve a presença dos secretários da Cultura, Victor Hugo da Silva, de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, da Comunicação, Cleber Benvegnú, autoridades, intelectuais, empresários, tradicionalistas e convidados.                                    

A atividade integrou o calendário das festividades da Semana Farroupilha, que se encerra em 20 de setembro e envolve toda a população do Rio Grande do Sul. O período transcende o Movimento Tradicionalista Gaúcho e é regulado por Lei Estadual. Músicos nativistas deram o tom musical para a confraternização dos presentes.



Texto: Anamaria Bessil
Edição: Gonçalo Valduga/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul