Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Edital do concurso do IGP deve ser publicado até a segunda quinzena de abril

Publicação:

Edital do concurso do IGP deve ser publicado até a segunda quinzena de abril
São 106 vagas, sendo 35 para peritos criminais, 35 para médicos legistas e 36 para técnicos em perícia - Foto: Rodrigo Ziebell/SSP

O edital do concurso do Instituto-Geral de Perícias (IGP) deve ser divulgado até a segunda quinzena de abril, pela Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec), empresa contratada para organizar o concurso. No total, são 106 vagas, sendo 35 para peritos criminais, 35 para médicos legistas e 36 para técnicos em perícia. As oportunidades são para nível médio e superior, com salários que podem chegar a R$ 9 mil. A nomeação dos aprovados deve ocorrer ainda no final deste ano.

O novo concurso é uma das ações do pacote de medidas da segunda fase do Plano Estadual de Segurança Pública, lançado em junho do ano passado. Para o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, o chamamento de novos funcionários deverá trazer mais celeridade ao trabalho do instituto. "Mesmo diante das dificuldades financeiras que o Estado enfrenta, conseguimos abrir o concurso para suprir uma carência história em um setor primordial para a elucidação de crimes", afirmou.

O diretor do IGP, Cleber Muller, ressaltou a importância do concurso em um momento de defasagem no quadro de funcionários. "É uma conquista de extrema importância, pois visa reforçar o trabalho do setor, que atualmente está com menos de 40% da capacidade no quadro total", afirmou. Apesar dos números não serem favoráveis, dados do IGP mostram um aumento na produtividade no último ano. "Projetos importantes foram implementados com a nova gestão e mesmo com um número menor de servidores, conseguimos dobrar a nossa produção", explicou.


Texto: Carine Bordin/Ascom SSP
Edição: Denise Camargo/Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul