Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Eduardo Leite celebra o Dia Internacional da Juventude com jovens do Programa de Oportunidades e Direitos

Encontro contou com café da manhã no Palácio Piratini e oportunidade para ouvir os jovens, trocar ideias e inspirar engajamento

Publicação:

Grupo de pessoas posando em sala elegante com espelhos ornamentados, móveis clássicos e mesa com livros e vaso decorativo. Alguns usam camisetas iguais com texto. Ambiente sofisticado e acolhedor.
Governador, secretários, autoridades e jovens participantes do encontro no Palácio Piratini pelo Dia Internacional da Juventude - Foto: Vitor Rosa/Secom

Para celebrar o Dia Internacional da Juventude, comemorado nesta terça-feira (12/8), o governador Eduardo Leite participou de um café da manhã especial com jovens dos Centros da Juventude, um projeto vinculado ao Programa de Oportunidades e Direitos (POD). À tarde (17h30), será lançado o Centro de Referência para a Juventude - Reconstrução, que atuará como instrumento dos territórios afetados pelos eventos climáticos, contribuindo para a redução das desigualdades sociais e a prevenção da violência. As ações mostram que o Rio Grande do Sul está diferente e reforçam o compromisso do governo estadual com o protagonismo juvenil.

No encontro desta manhã, estiveram presentes o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabrício Peruchin, as secretárias Paula Mascarenhas (Relações Institucionais) e Lisiane Lemos (Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade), e o delegado Antônio Padilha, secretário-executivo do RS Seguro.

“Vocês representam o futuro. Por isso, é tão importante para nós receber aqui as pessoas para quem se dirige o trabalho que fazemos todos os dias. Esse encontro, realizado com representantes de todos os Centros da Juventude, é muito significativo. É a oportunidade de ter um contato próximo, ouvir, conversar e entender as realidades e expectativas de vocês”, destacou Leite.

Pessoas reunidas em torno de uma mesa longa e elegante, em um salão luxuoso com espelhos grandes e janelas altas com cortinas. A mesa está posta com pratos, copos e cartões de nome, marcando um evento formal.
Governador recebeu os jovens em um café da manhã no Palácio Piratini - Foto: Vitor Rosa/Secom

Cerca de 36 mil jovens já passaram pelos Centros da Juventude (CJ). Nesses espaços, eles encontram cursos profissionalizantes, reforço escolar, encaminhamento para o mercado de trabalho, eventos culturais e esportivos, além de acompanhamento psicossocial para eles e suas famílias. A proposta é de que o espaço seja a “segunda casa” para quem os frequenta, promovendo acolhimento, desenvolvimento e autonomia para a juventude.

Programa de Oportunidades e Direitos

Executado pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), o POD oferece ações de prevenção voltadas a jovens de 14 a 24 anos que vivem em territórios com altos índices de vulnerabilidade social. A iniciativa é colocada em prática por meio dos Centros da Juventude (CJ), presentes nos bairros Cruzeiro, Lomba do Pinheiro, Restinga e Rubem Berta, em Porto Alegre, e nas cidades de Alvorada e Viamão.

Em abril deste ano, Leite e o vice-governador, Gabriel Souza, concluíram a entrega histórica dos Centros da Juventude com a inauguração da sexta unidade, na Restinga.

Momento de troca e protagonismo

A atividade não foi apenas uma celebração simbólica, mas também uma oportunidade para ouvir os jovens, trocar ideias e inspirar engajamento.

“Este café foi muito especial para todos nós da SJCDH. Escutar os jovens é sempre um privilégio, e ver que estamos fazendo a diferença na vida deles nos proporciona uma imensa alegria. Hoje, todos puderam ouvir do governador Eduardo Leite, o quanto o nosso governo está comprometido em acolher nossos jovens e ajudá-los a transformar sonhos em realidade”, avaliou o secretário Peruchin.

Grupo de pessoas em salão elegante com espelhos, lustres e teto alto. Duas pessoas à frente usam camisetas brancas com texto azul “Lomba do Pinheiro”. Alguns estão tirando selfie. Ambiente clássico e sofisticado.
Eduardo Leite fez uma selfie com jovens participantes do Programa de Oportunidades e Direitos - Foto: Vitor Rosa/Secom

Eduarda Freire Nunes, do CJ Cruzeiro, é uma das jovens que faz parte do programa. Na oportunidade, ela compartilhou que já fez o curso de fotografia e sonha em fazer cinema. “Eu entrei no CJ em 2022 e, na época, estava começando a me interessar por cinema. Eu já sabia que esse espaço existia, mas nunca tinha tido a oportunidade de participar. Quando entrei, gostei muito e me senti muito acolhida. Então comecei a fazer o curso de fotografia. Fiz vários trabalhos na escola que me ajudaram a alimentar essa paixão pela arte. Hoje eu sei que quero ir para essa área”, diz Eduarda.

"Se eu puder deixar uma dica para vocês, é esta: nunca deixem de sonhar. Essa capacidade de pensar um futuro melhor é o que nos impulsiona, contagia e gera efeitos positivos em toda a sociedade. A vida é feita de momentos bons e difíceis. Muitas vezes ela testa a nossa coragem, mas é justamente nessas horas que precisamos manter viva a chama dos nossos sonhos, porque é ela que nos dá forças para seguir adiante e transformar a realidade. É assim que cada um de vocês vai construir o seu caminho e ajudar a construir um Rio Grande do Sul melhor para todos”, reitera Leite.

Texto: Sue Gotardo/Secom
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul