EGR irá instalar cabines de cobrança expressa para agilizar atendimento na ERS-287
Publicação:
A partir de março, a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) irá instalar duas novas cabines de cobranças na praça de pedágio de Venâncio Aires, localizado na ERS-287, km 86. As cabines, uma em cada sentido, serão Pistas AVI, ou seja, destinadas exclusivamente à passagem de veículos equipados com dispositivos de cobrança automática. O mecanismo visa agilizar o atendimento e ampliar o conforto dos usuários
Atualmente, das 14 praças de pedágio administradas pela EGR, apenas em Portão, Campo Bom e Coxilha, pedágios que nos últimos 15 anos foram administrados pelo Estado por meio do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), possuem pistas de cobrança expressas. As onze demais, que foram geridas pela iniciativa privada nesse mesmo período, não estão equipadas para oferecer o serviço de pista expressa.
Sistema de cobrança
Há duas maneiras de efetuar o pagamento em uma praça de pedágio: diretamente ao arrecadador, que fica em uma cabine de cobrança atuando como um caixa de ponto comercial, ou por meio de um dispositivo de cobrança automática, denominados de TAG, CHIP ou TIV.
Essa segunda opção é possível em decorrência de um contrato da administradora do pedágio com uma empresa, chamada Gestora de Meio de Pagamento ou Operadora de Serviço de Arrecadação (OSA), que automatiza a cobrança e fornece o dispositivo a ser colado no para-brisa do veículo.
Assim, o veículo pode ingressar em uma pista preparada para atender cobrança automática, onde uma antena capta o sinal e libera automaticamente sua passagem. A cobrança será encaminhada pela OSA por fatura para o proprietário do dispositivo, e haverá o repasse posterior para a Administradora do Pedágio.
Tipos de pista de cobrança
A Administradora do Pedágio pode ou não destinar uma pista para atender com exclusividade veículos que possuem TAG e similares. As pistas exclusivas para veículos equipados com dispositivos de cobrança automática são chamadas de Pista AVI. As demais, que atendem não só veículos portadores de TAG, são chamadas de Pista Stop & Go ou Pista Mista. Nesses casos, a cobrança é intercalada pelo arrecadador que está na cabine e pela antena que capta o sinal. Esse é o tipo de pista que a EGR recebeu de todas as concessionárias privadas.
Visando agilizar o atendimento e ampliar o conforto dos usuários, além da instalação da pista expressa em Venâncio Aires, a EGR está estudando a ampliação do número de pistas AVI por meio da aquisição de novos equipamentos e da formalização de convênios com mais operadoras. Atualmente as rodovias administradas pela EGR são atendidas pelas marcas ViaFácil e AutoExpresso.
Texto: Ana Cristina Rosa
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305