Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Eletricistas da CEEE mostram habilidade em Rodeio

Publicação:

Teve início, neste sábado (17), Dia do Eletricista, a etapa regional do 2º Rodeio de Eletricistas da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D), reunindo um público de aproximadamente 500 pessoas na sede da empresa, em Porto Alegre.
Eletricistas da CEEE mostram habilidade em Rodeio

Teve início, neste sábado (17), Dia do Eletricista, a etapa regional do 2º Rodeio de Eletricistas da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D), reunindo um público de aproximadamente 500 pessoas na sede da empresa, em Porto Alegre. Durante toda a manhã, a Arena de Rodeio foi palco de três provas que exigiram habilidade, segurança e agilidade.

À tarde, foram realizadas outras três provas, entre as quais os eletricistas tiveram de colocar seus equipamentos de proteção individual (EPIs) com os olhos vendados em um menor espaço de tempo, observando rigorosamente as normas de segurança.

Neste rodeio diferenciado, ao invés de peões, cavalos e touros, 85 eletricistas têm a missão de escalar, simultaneamente, 15 postes utilizando todos os equipamentos de proteção individual e coletiva e materias usados nos trabalhos de redes de energia elétrica.

Os 15 melhor pontuados vão iniciar em novembro um treinamento que servirá para definir as duas equipes que representarão a Companhia no Rodeio Nacional, que será realizado paralelamente ao Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica, em novembro do próximo ano, na capital paulista.

O palco da arena foi formado por 15 estruturas de madeira, com 11 metros de altura cada uma. Além dos competidores, cada turma teve um padrinho, e todos foram observados - e avaliados - por 36 juízes na execução de seis tarefas de 5 a 15 minutos cada uma. No time de juízes, oito integrantes foram de outras concessionárias de energia do país.

Segundo o diretor de Distribuição da Companhia, Rogério Sele, que acompanhou as provas, além do foco principal na segurança, o rodeio tem outros dois objetivos importantes: a padronização e a melhoria de procedimentos, para uma atuação mais rápida e segura no restabelecimento da energia, e a integração e motivação dos trabalhadores. As equipes que chegaram a esta etapa foram classificadas em três eliminatórias regionais, nos meses de maio e junho deste ano, em Porto Alegre, Pelotas e Tramandaí.

O Rodeio integra as ações da Política de Segurança da CEEE, que, desde o final de 2008, somente na área de Distribuição, teve investimento de R$ 14 milhões na aquisição de equipamentos de proteção individual, equipamentos de proteção coletiva e ferramentas para os profissionais que atuam especificamente na área técnica.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul