Eletrosul e empresas chinesas fecham parceria para energia limpa no RS
Publicação:

Uma parceria entre as empresas chinesas Shanghai Electric e Zhejiang Energy e a estatal brasileira Eletrosul vai viabilizar o investimento de $ 3,967 bilhões na implantação e operação de empreendimentos de transmissão de energia elétrica no Rio Grande do Sul.
O objetivo da cooperação, anunciada nesta segunda-feira (27), no Palácio Piratini, é aumentar a cobertura de abastecimento da Região Metropolitana de Porto Alegre.
Está prevista no documento firmado a constituição da Sociedade de Propósito Específico (SPE), denominada SZE Transmissora de Energia Elétrica S/A. Serão construídos1,9 mil quilômetros de linhas de transmissão, oito novas subestações e ampliadas 14 subestações já existentes. O acordo é resultado da chamada pública lançada em 2016 para seleção de interessados em parceria para implantação do Lote A do Leilão Aneel 004/2014.
“Quando uma empresa ou mais desejarem investir no Rio Grande do Sul, esse é um sinal de confiança e também de que o Estado abre as portas para quem deseja investir aqui. Esses documentos são um reconhecimento de que o Rio Grande é um estado moderno, que se desfez das amarras burocráticas para viabilizar novos empreendimentos”, afirmou o governador José Ivo Sartori.
De acordo com a secretária de Minas e Energia, Susana Kakuta, este acordo representa a possibilidade de aumento da energia em até quatro gigawatts, ou 50% da capacidade já disponível. “Além disso, serão criados 11 mil empregos, entre diretos e indiretos, numa área de abrangência de 59 municípios”, informa.
Escoamento
O Lote A, segundo Susana Kakuta, possibilita também o aumento da geração de energia limpa no estado e viabiliza o escoamento de energia de futuros parques eólicos gaúchos. “Isso quer dizer que voltamos ao jogo da competição nacional em projetos energéticos”, acrescenta.
Em nome da Zhejiang Energy, o executivo Chai Xiqiang destacou os recursos naturais do Rio Grande do Sul, “que fazem do estado um espaço muito bom para investimento”. A empresa já investiu também em uma hidrelétrica em Minas Gerais e está otimista com relação ao mercado gaúcho.
Durante o ato, também foram entregues certificados de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) para a SZE, de Cadastro de Tributos Estaduais-Inscrição Estadual e licenças ambientais em diferentes trechos para implantação de projetos eólicos e termoelétricos.
Estiveram presentes as secretárias do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini, e de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, e os secretários de Planejamento, Governança e Gestão, Josué Barbosa, da Fazenda, Luiz Antônio Bins, e dos Transportes, Humberto Canuso, o presidente da Eletrobras e do Conselho da Eletrosul, Wilson Ferreira Júnior, os executivos Li Xiaoming (da Shanghai) e Chai Xiqiang (da Zhejiang Energy), e a cônsul-geral da República Popular da China em São Paulo, Chen Peijie.
Assinatura de acordo para fortalecimento do setor energético do Estado
Assinatura de acordo para fortalecimento do setor energético do Estado
Texto: Letícia Bonato
Edição: Secom