Em Brasília, Secretaria de Habitação busca recursos do governo federal para o Vale do Taquari
Publicação:

Representando o governo do Estado, o titular da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), Fabrício Peruchin, encontrou-se com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o das Cidades, Jader Filho, na terça-feira (3/10), no Palácio do Planalto, em Brasília. Na ocasião, Peruchin apresentou um levantamento das perdas causadas pela estiagem, pelos ciclones extratropicais de junho e de julho e pela enchente no Vale do Taquari, em setembro.
Em relação às enchentes, o prognóstico é de que mais de 18 mil casas foram afetadas, sendo 1.800 totalmente destruídas. Também foram registradas 50 mortes, 8 pessoas desaparecidas, mais de 100 municípios atingidos e 490 desabrigados.
Na terça-feira, o governo anunciou o início das obras das primeiras 40 moradias temporárias, no município de Arroio do Meio, enquanto as definitivas não ficam prontas. Além dos recursos para a construção dessas casas temporárias, obtidos por meio de parceria do governo do Estado com a iniciativa privada, Peruchin alinhou, em Brasília, os trâmites do Minha Casa Minha Vida. A partir do programa, serão construídas as casas definitivas. No encontro, o secretário também solicitou aos ministros recursos para reforma das moradias atingidas.
“Nos últimos 25 anos, o Rio Grande do Sul foi o Estado brasileiro que mais foi assolado por eventos climáticos adversos. Foram cerca de R$ 41 bilhões em perdas nas mais diversas áreas da economia, incluindo a habitação. Então, hoje nós apresentamos esses números aos ministros e solicitamos recursos federais para executar as obras das casas temporárias”, disse Peruchin. “Essa é a maior demanda atualmente dos municípios atingidos e a solução que alinhamos, após muitas conversas, com a população, as prefeituras e a iniciativa privada. A determinação do governador Eduardo Leite e do vice Gabriel Souza é dar mais dignidade e segurança para as famílias que perderam suas casas”, explicou.
O governo federal recebeu os planos e análise do governo estadual e se colocou à disposição para analisar os dados e definir a destinação de recursos.
Participaram do encontro em Brasília o representante da Caixa Econômica Federal, Marcelo Bomfim, vice-presidente de governo; o superintendente nacional de Serviços de Governo, Flávio Tagliassachi; e o consultor de dirigente da vice-presidência de Habitação, Patryck Carvalho. Também estiveram presentes o coordenador da Assessoria Técnica da Sehab, Tiago Issa, e a diretora-geral da secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, Sônia Saconi.
Texto: Nathalie Sulzbach/Ascom Sehab
Edição: Secom