Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Em Madri, governador participa da abertura da South Summit 2021

Publicação:

51554880175 fe758ef3d2 k
Leite percorreu os corredores da South Summit 2021: capital gaúcha está na disputa para receber evento em 2022 - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite participou, na manhã desta terça-feira (5/10), da abertura oficial da South Summit 2021. Acompanhado da comitiva de secretários que estão na missão governamental internacional, Leite permaneceu na feira durante a tarde, visitando os diversos estandes, inclusive o do Rio Grande do Sul. O evento contou com a participação do rei da Espanha, Filipe VI.

As comitivas do governo do Estado e da prefeitura de Porto Alegre estão em Madri para dar seguimento às tratativas para a realização de uma edição da South Summit na capital gaúcha. O anúncio do local escolhido deve ser feito nesta quarta-feira (6/10).

51554681219 f48ff0885b k
South Summit é amplamente reconhecida como a plataforma global para inovação e conexões de alto valor - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

“A South Summit é um dos principais eventos que acontecem no Sul da Europa para a inovação. Estamos em contato com os organizadores da South Summit para que possamos trazer para o RS, Estado que já é referência na inovação. Ganhamos no item da inovação, no pilar de competitividade entre os Estados, a primeira posição. Levar uma edição para fazer a conexão de todo o ecossistema entre startups, financiadores, fundos de investimentos e academia é de muita relevância. Aqui no evento, temos toda essa integração por meio de encontros que ocorrem em todos os espaços do evento. São empresas que trazem seus problemas e apresentam para startups em busca de soluções. financiadores que buscam boas oportunidades de investimentos, e as startups, que têm boas ideias, conseguem suporte acadêmico e jurídico para empreender, conseguirem financiamento e gerarem riqueza. Será uma grande oportunidade para que o RS se coloque cada vez mais como uma referência em inovação”, destacou Leite.

Após a cerimônia, o governador participou de reunião privada com o rei Filipe. O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, também esteve presente. Ambos, governador e prefeito, entregaram ao rei dois produtos da Casa Valduga (130 Blanc de Blanc, eleito o melhor espumante do mundo, e um vinho tinto Luiz Valduga), da Serra, como presente oficial da comitiva.

51554680094 0ea46ae6cd k
Governador Leite e o rei da Espanha, Filipe VI, que também esteve presente na abertura da South Summit - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

A South Summit é amplamente reconhecida como a plataforma global para inovação e conexões de alto valor. Sediada em Madri, estende a rede de conexão para o resto do mundo, sendo uma das principais conferências do Sul da Europa.O evento ocorre entre 5 e 7 de outubro.

São esperados 1,2 mil investidores, 6,8 mil startups e 6,77 mil empresas. Ao longo dos três dias, serão 650 painelistas de 124 países. A estimativa é de que cerca de US$ 130 bilhões sejam movimentados entre investimentos e acordos.

Visita à Sacyr

Depois de passar a tarde na feira, o governador Eduardo Leite foi recebido pela diretoria do grupo Sacyr. O presidente e CEO da Sacyr, Manuel Manrique, também participou brevemente do encontro e conversou com o governador. Além do presidente, também participaram o diretor de Desenvolvimento de Negócios da Sacyr Concessões, Pablo Abril-Martorell, o CEO da Sacyr Concessões, Rafael Gomez del Río, o CEO da Sacyr Engenharia e Infraestrutura, Pedro Sigüenza, e o diretor de Desenvolvimento e Negócios da Sacyr Engenharia e Infraestrutura, José Manuel Loureda.

O grupo Sacyr iniciou a participação em concessões no Brasil por meio do RS, ao vencer o leilão de concessão da RSC-287. O grupo espanhol tem dezenas de concessões em mais de 30 países e especialmente no setor de transportes na América Latina.

51554814518 afdf767de8 k
Em reunião no Grupo Sacyr, Leite apresentou potencial de investimentos no RS - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

“Como temos uma série de concessões pela frente em estradas, e também privatizações em setores que podem interessar ao grupo, estamos apresentando os projetos para que se mobilizem na direção de promover estudos para participarem. Temos interesse na participação do maior número de empresas possíveis, a competição nos interessa muito, e também nos interessa que empresas do porte da Sacyr participem para garantir que os projetos sejam exitosos”, explicou o governador.

Como a Sacyr também tem investimentos na área do saneamento, Leite acredita que a empresa pode se interessar em participar do processo de privatização da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).

O grupo espanhol tem dezenas de concessões em mais de 30 países e especialmente no setor de transportes na América Latina.

Visita à Enerfín

Por fim, o governador esteve na sede da Enerfin, a subsidiária de energia eólica do Grupo Elecnor, um dos principais grupos de engenharia e construção da Espanha. A Enerfin promove, desenvolve, constrói e opera projetos de investimento em energia eólica, tanto na Espanha como no exterior. Leite foi recebido por Rafael Martin de Bustamante, conselheiro delegado do Grupo Elecnor (CEO)

“Apresentamos nossa carteira de oportunidades no RS e falamos sobre o quanto investimentos em linhas de transmissão geram maior capacidade de implantação de novos projetos de geração de energia. Isso porque essas linhas permitem que a energia gerada possa ser colocada a disposição no sistema nacional, e assim se dá o escoamento a essa energia gerada no Estado”, detalhou Leite.

51555457764 6863bb70f2 k
Após a apresentação dos negócios do Elecnor, Leite detalhou a carteira de oportunidades no RS para o grupo espanhol - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

A Elecnor tem projetos em vista para o RS. Segundo o governador, a reunião também tratou sobre licenciamento ambiental e sobre a expectativa de que esses projetos de geração de energia, em especial um projeto para a Lagoa dos Patos, na região Sul, possa concorrer nos próximos leilões feitos pelo país.

No Rio Grande do Sul, a Enerfín é responsável pelo complexo eólico de Osório, cuja potência é de 150 megawatts. A produção anual do complexo é de 364,6 gigawatt-horas. No Brasil, a empresa também opera o complexo eólico de São Fernando (256 MW), no Rio Grande do Norte.

A Enerfín participa de 1.227 megawatts de energia eólica em operação na Espanha, no Brasil e no Canadá, com produção de cerca de 3.500 GWh/ano, capaz de abastecer 1,5 milhão de casas e evitar a emissão de 656 mil toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera.

Os projetos da empresa em operação incluem a repotenciação do parque eólico de Malpica (16,5 MW) na Espanha e o parque eólico L'Érable, de 100 MW, em Quebec, no Canadá.

Texto: Suzy Scarton
Edição: Marcelo Flach/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul