Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Emater melhora produção de feijão no Estado em parceria com Embrapa

Publicação:

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, enviou, nesta semana, oito variedades de sementes de feijão que serão plantadas no Rio Grande do Sul em unidades demonstrativas que instaladas em 13 municípios gaúchos, na próxima safra. A iniciativa é consequência de curso realizado pelo Centro Nacional da Embrapa - Arroz e Feijão, em Porto Alegre, para 20 técnicos da Emater/RS-Ascar, no mês de outubro. Agora, as variedades serão testadas e as tecnologias, propostas no treinamento desenvolvidas na prática, para melhoria da produtividade da cultura.

Segundo o assistente técnico estadual de feijão da Emater/RS-Ascar, Dulphe Pinheiro Machado Neto, cada município irá receber em torno de16 quilos das sementes que foram aprimoradas com o intuito de melhorar a qualidade dos grãos produzidos no Estado. Após esse período de experiência, as tecnologias aplicadas nas unidades demonstrativas serão compartilhadas com outros agricultores em tardes de campo.

Esta é a segunda vez que as amostras são avaliadas por produtores gaúchos e, no ano passado, os resultados foram positivos. Em Sobradinho, por exemplo, a Emater/RS-Ascar organizou o Dia do Campo. Os conhecimentos foram partilhados entre técnicos, produtores e pesquisadores que elegeram a semente que melhor se adaptou às condições climáticas e de solo da região. No município, por exemplo, o feijão do tipo BRS - Supremo teve uma produtividade de 3.098 quilos por hectare.

Em 2009, as variedades de feijão recebidas foram BRS - Supremo, BRS - Valente, Diamante Negro, BRS - Pontal, Perola, BRS - Vereda e BRS - Radiante. Apoiar a diversificação de atividades a fim de aumentar o rendimento faz parte da Frente Programática Assistência Técnica e Extensão Rural da Emater/RS-Ascar, em consonância com os programas estruturantes do governo estadual.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul