Emater/RS firma parceria com a Cotribá para certificação de unidades armazenadoras
Publicação:

O presidente da Emater/RS, Clair Tomé Kuhn, assinou nesta segunda-feira (15), em Ibirubá, contrato com a Cooperativa Agrícola Mista General Osório Ltda. (Cotribá) para a certificação de unidades armazenadoras em ambiente natural da cooperativa. Inicialmente, serão avaliadas cinco unidades da Cotribá: uma no município de Quinze de Novembro, duas em Ibirubá, uma em Cruz Alta e uma em Arroio Grande.
"Em nosso escopo de certificação, estão as unidades de armazenagem, e este foi o primeiro contrato assinado com o setor cooperativo. Estamos buscando, junto com a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, nos aproximar das cooperativas e apresentar este tipo de serviço executado pela Emater/RS-Ascar, indo ao encontro da diretriz da atual gestão", explica o gerente de Classificação e Certificação, Jair Domenighi, que também participou do ato de assinatura dos contratos com a Cotribá.
Para o presidente da Emater/RS, a parceria com a cooperativa reafirma a confiabilidade e a responsabilidade técnica dos serviços prestados pela Emater/RS-Ascar, através de colaboradores qualificados e habilitados para atender a necessidade dos armazenadores. "A Cotribá sempre foi parceira da Emater em diversas atividades, e agora optamos por contratá-la para certificar cinco das 25 unidades armazenadoras que possuímos em todo o Estado. A ideia é, com o tempo, ampliar este número, além de promovermos treinamentos, ministrados por técnicos da Emater, ao nosso quadro de colaboradores", ressalta o presidente da Cotribá, Celso Leomar Krug.
Certificação
A Certificação de Unidades Armazenadoras avalia a eficiência técnica e operacional dos armazéns, contribuindo para melhoria na imagem nas relações comerciais, viabilizando o acesso a novos mercados, sustentabilidade do negócio e o crescimento do sistema de armazenamento. Entre as principais vantagens, destaca-se a melhoria dos serviços prestados aos clientes e agricultores, garantindo a qualidade do produto armazenado, reduzindo perdas e aumentando a competitividade no mercado nacional e internacional. Outra vantagem é que garante uma operação mais segura dos armazéns, segundo as normas da legislação vigente.
A Emater/RS-Ascar é acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre), desde 2011, como um Organismo Certificador de Produtos sob o n° 0083, para Certificação de Unidades Armazenadoras em Ambiente Natural. A certificação é obrigatória para as pessoas jurídicas que prestam serviços remunerados de armazenagem, a terceiros, de produtos agropecuários, seus derivados, subprodutos e resíduos de valores econômicos, inclusive de estoques públicos.
A Instrução Normativa nº 24/2013, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) estipula os prazos para a implantação do Sistema Nacional de Certificação de Unidades Armazenadoras, a ser cumprida pelas Unidades Armazenadoras para obtenção da certificação, que vão de 31/01/2014 a 31/12/2018. "Embora exista esse prazo, é importante que as empresas realizem uma pré-auditoria para verificarem quais itens da IN n° 29/2011 - Requisitos Técnicos Obrigatórios e Recomendados para a certificação - ainda não atendem, de modo a planejar em tempo viável as melhorias necessárias", recomenda Jair Domenighi, gerente de Classificação e Certificação.
A Emater/RS-Ascar, através da Gerência de Classificação e Certificação, está à disposição para mais informações pelo e-mail certificacao@emater.tche.br, pelos telefones 51 2125-4274 ou 0800 541 9004, ou ainda pelo link www.emater.tche.br/Serviços/CertificaçãodeProdutos.
Texto: Julio Fiori/ Emater/RS-Ascar
Edição: Léa Aragón/CCom