Empreendedorismo de impacto social e formação de jovens em tecnologia são discutidos no South Summit

SAS empreendedorismo social e jovens em vulnerabilidade
Painel aconteceu nesta quarta-feira (29) no South Summit Brazil - Foto: Maria Emilia Portella/Ascom SAS

A Secretaria de Assistência Social (SAS) participou, nesta quarta-feira (29), do painel Empreendedorismo de impacto social - Formação de jovens em tecnologia. O painel teve a mediação do CEO da Semente Negócios, Márcio Jappe, com participação do secretário de Assistência Social, Beto Fantinel, e do head de educação da Enter Tech Edu, Amilton Martins.

Márcio Jappe iniciou o debate provocando uma reflexão sobre o significado da inovação.  “A inovação não é um fim, é um meio. É uma ferramenta para a promoção de prosperidade. É um meio de melhorar nossas vidas”, afirmou.

Como educador, Amilton Martins citou um case de educação com uso da inovação e da tecnologia. “Na educação, temos um apagão de talentos, por conta da falta de acesso dos jovens em situação de vulnerabilidade social. Nós podemos desenvolver esses jovens, com tecnologia e, principalmente, com atitudes comportamentais”, assegurou.

O secretário Beto Fantinel citou os desafios para elaboração e oferta de alternativas aos jovens que estão desestimulados. “Há um conjunto de políticas públicas que temos que desenvolver para atender à população jovem, que sonha em empreender e praticar a inovação, mas não encontra oportunidades”.

Fantinel também fez uma convocação aos participantes para que apresentem alternativas tecnológicas para o atendimento das demandas sociais. “A secretaria está de portas abertas para que vocês nos ajudem na busca por soluções inovadoras, direcionadas aos jovens das zonas de periferia, em situação de vulnerabilidade social. Juntos podemos realmente transformar vidas.”

Nesta quinta-feira (30), no palco do RS Innovation Stage, espaço do governo do Estado no South Summit, a Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade (Seidape) e a Secretaria de Assistência Social realizam o painel Empreendedorismo Inclusivo, com participação da Aliança Empreendedora e do Google. O debate será mediado pela secretária titular da Seidape, Lisiane Lemos.

Plano 10 Ações Sociais

O Plano 10 Ações Sociais constitui uma série de atividades previstas para ocorrerem antes, durante e após o South Summit 2023, especialmente no espaço onde o evento acontece, o Cais Mauá. Alinhado com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, o objetivo do plano é impactar diversos grupos sociais.

As ações buscam propagar a inovação e o empreendedorismo, além de promover o impacto social e a representatividade de diferentes públicos, em especial aqueles em situação de vulnerabilidade social. As atividades também serão desenvolvidas em outros locais, como o auditório Araújo Viana, o TecnoPUC e as escolas municipais.

Coordenadas pela Seidape, as ações têm a participação das secretarias de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), de Assistência Social (SAS), da Educação (Seduc) e de Turismo (Setur). A Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS), também participará das ações.

South Summit  Brazil 2023

Com o objetivo de fomentar o contato entre startups, empresas e fundos de investimento globais para gerar oportunidades de negócios e conexões de alto valor, o evento agrega as principais tendências e inovações que marcam o presente e o futuro da indústria nacional e internacional. O evento tem a correalização do governo do Rio Grande do Sul e acontece nos dias 29, 30 e 31 de março de 2023, no Cais Mauá.

Texto: Maria Emilia Portella/Ascom SAS
Edição: Secom