Emprega RS completa um mês com mais de 560 encaminhamentos ao mercado de trabalho
Publicação:
Em funcionamento há um mês, o portal EmpregaRS, do governo do Estado, já encaminhou 566 trabalhadores para o mercado de trabalho. Quase 10 mil candidatos já se cadastraram no site, que, atualmente, disponibiliza cerca de 700 vagas de trabalho.
De acordo com a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) estão cadastrados desde trabalhadores domésticos até executivos. As vagas mais procuradas são vigilante, vendedor de comércio varejista, almoxarife, porteiros de edifícios, costurador de calçados à máquina, alimentador de linha de produção, cobrador interno, supervisor de vigilantes, agente de proteção de aeroporto e porteiro de hotel. Entre as mais oferecidas destacam-se auxiliar de escritório, recepcionista, vendedor de comércio varejista, assistente administrativo, operador de caixa, recepcionista de consultório dentário, secretária executiva, operador de telemarketing, administrador e supervisor administrativo.
As demandas mais comuns recebidas pela Central de Atendimento dizem respeito a como acessar o sistema, selecionar o segmento pretendido e consultar as vagas disponíveis. Além de responder às dúvidas, a Central ainda valida as ofertas das empresas e realiza o acompanhamento dos candidatos encaminhados até o final do processo de seleção.
Sine Digital
O Emprega RS (http://www.empregars.rs.gov.br/) é uma nova tecnologia na intermediação de vagas de emprego no Estado. O site atende candidatos residentes no Estado e empregadores que disponibilizem vagas no Rio Grande do Sul. Os interessados preenchem um cadastro no site, tanto para procurar quanto para divulgar oportunidades. Via cruzamento de dados, os profissionais serão encaminhados para entrevistas nas empresas que solicitaram o seu perfil. Uma central de atendimento foi montada para fazer a intermediação, e os trabalhadores serão avisados das entrevistas por meio de envio de SMS (torpedo).
O serviço é gratuito e também pode ser utilizado por empregadores. O cadastro leva cerca de 15 minutos para ser feito, e prevê seções como regime de trabalho e faixa salarial, entre outras. O candidato pode selecionar até três opções de áreas de atuação. Todas as categorias profissionais terão acesso ao serviço.
Uma das vantagens da iniciativa é a praticidade. Quem mora longe ou em cidades nas quais não há agências FGTAS/Sine não precisa se deslocar para tentar uma vaga. Atualmente, há 135 agências em todo o Estado, que realizam cerca de 20 mil intermediações por mês.
O Emprega RS é fruto de uma parceria entre os governos estaduais de São Paulo e Rio Grande do Sul. A Companhia de Processamento de Dados de São Paulo (Prodesp) disponibilizou o modelo utilizado pelos paulistas. Com pouco mais de um ano de funcionamento, o site coloca 15 mil pessoas no mercado de trabalho em São Paulo por mês.