Empresa suíça líder mundial no mercado de asfalto irá investir em Gravataí
Publicação:

A empresa líder mundial no setor de usinas de asfalto busca internacionalizar-se e, para isso, escolheu o Rio Grande do Sul. O Governo do Estado e o Grupo Ammann, fundado em 1869, na Suíça, assinaram nesta terça-feira (20) protocolo de intenções para a instalação de uma nova unidade em Gravataí. O investimento será de R$ 15 milhões na planta que produzirá compactadores e pavimentadores.
O empreendimento passou pela Sala do Investidor, uma das estruturas do Sistema de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, para coordenar e acelerar as ações de investimento no Estado. A nova fábrica deve entrar em operação em dezembro e irá atender os demais países da América Latina e Central. Estamos trabalhando de maneira responsável a conexão da economia gaúcha com a economia global, disse o governador Tarso Genro, ao saudar os representantes da empresa.
A Ammann optou pelo Brasil por vê-lo em um ótimo momento econômico, cujo desenvolvimento passa pela construção de novas estradas, além de ampliação e reforma das existentes. Já a escolha pelo Rio Grande do Sul deu-se pela cadeia produtiva de máquinas e equipamentos já desenvolvidas, fornecedores locais disponíveis e mão de obra qualificada, informou o secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik. Para o titular da pasta, a decisão de investimento do grupo suíço é uma chancela de confiança na economia do Rio Grande do Sul.
A empresa, que faturou aproximadamente R$ 1 bilhão em 2011, já atua no Brasil desde 2010, contando com uma subsidiária em Gravataí e distribuidores credenciados em Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife e Sorocaba. O vice-presidente do Grupo Ammann, Elmar Egli, elogiou o envolvimento do Rio Grande do Sul com o projeto. Tivemos um longo período de decisão até optar pelo Estado, mas escolhemos o Rio Grande do Sul pela confiança que encontramos nas pessoas, disse Egli.
Além de Egli, esteve presente na assinatura do protocolo o engenheiro brasileiro Gilvan Medeiros Pereira, escolhido para liderar a Ammann Latino América, como diretor geral (CEO). Segundo Pereira, a partir da instalação da unidade brasileira, o objetivo é posicionar a Ammann como uma das líderes no segmento de equipamentos para construção de estradas na América Latina. Ele também destacou o desejo da empresa de estabelecer raízes profundas no Estado, fazendo um trabalho de longo prazo.
Texto: Assessoria SPDI
Foto: Caco Argemi
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305