Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Empresários chilenos conhecem projetos do Governo do Estado

Publicação:

O secretário de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT), Cleber Prodanov, esteve reunido, na tarde desta quarta-feira (10), com representantes chilenos das empresas Symnetics e Los Pelambres e com o diretor executivo da Agenda 2020, Ronald
Empresários chilenos conhecem projetos do Governo do Estado

O secretário de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT), Cleber Prodanov, esteve reunido, na tarde desta quarta-feira (10), com representantes chilenos das empresas Symnetics e Los Pelambres e com o diretor executivo da Agenda 2020, Ronald Krummenauer. Os executivos vieram ao Estado conhecer as políticas, projetos e ações do Governo para avaliarem o que seria possível implementar na região chilena de Pelambres, a cerca de 100km da capital Santiago.

Na SCIT, eles conheceram detalhes do RS Tecnópole, suas características e plano de ações. Lançado no mês de abril, o programa tem por objetivo principal promover o desenvolvimento econômico e social em todas as regiões do Estado, qualificando a mão de obra e gerando emprego e renda por meio do apoio à ciência, tecnologia e inovação.

A ideia é fomentar a cultura da inovação e oportunizar o desenvolvimento regional em todo o Rio Grande do Sul em parceria com setores estratégicos como universidades e arranjos produtivos locais. Prodanov ressaltou a íntima relação entre desenvolvimento, ciência e tecnologia: Temos o grande desafio de expandir e implantar ações integradas de tecnologia e inovação via RS Tecnópole, além da preocupação com a transferência de tecnologia entre as universidades e empresas, disse.

O secretário aproveitou a oportunidade para convidar os chilenos para o Seminário Nacional Anprotec, sobre Parques Tecnológicos e Incubadores de Empresas, que ocorre no dia 25 de outubro, na PUCRS, e tem o apoio da SCIT. O tema desta edição do seminário é a Nova Competitividade dos Territórios; ele abre espaço para a reflexão e avaliação do papel de Parques e Incubadoras na construção de uma sociedade mais criativa.

A Symnetics Group é uma empresa multinacional de consultoria focada em Inovação, Formulação e Gestão da Estratégia em Organizações Nacionais e Internacionais. Já a empresa chilena Los Pelambres é uma das mais importantes do país e a quinta mineradora de cobre no mundo.

Os empresários estão no Rio Grande do Sul desde a última terça-feira e retornam ao Chile na sexta-feira (12). Eles já se reuniram com representantes da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), Sebrae, Agenda 2020 e Parceiros Voluntários. As agendas incluíram ainda visitas ao Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQp), Tecnopuc e RBS.

A reunião contou, ainda, com a participação da secretária adjunta da SCIT, Ghissia Hauser, da gerente executiva do RS Tecnópole, Renata Dellamea, e do assessor para assuntos internacionais do Governo, Ricardo Rabeno.

Texto: Joana Gabech
Foto: Maurício Montesdioca
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul