Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estado participa da maior feira calçadista do mundo na Itália

Nesta edição, três empresas gaúchas representarão o Rio Grande do Sul

Publicação:

Card em fundo cinza, no qual está escrito Desenvolvimento Econômico ao centro, logo abaixo de um ícone formado por cinco retângulos empilhados (representando papéis ou pastas) com uma seta apontando para cima na parte superior dos retângulos e um círculo com um cifrão dentro do lado direito dos retângulos. No canto inferior direito está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

O governo do Estado estará presente na MICAM Milano 2025 - Fiera internazionale della Calzatura, com estande coletivo coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), por meio do Departamento de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais (DPCI). A MICAM, considerada uma das grandes feiras internacionais do setor calçadista, acontece de 7 a 9 de setembro, em Milão, na Itália, e integra o calendário oficial de feiras internacionais apoiadas pela Sedec.

Participação pretende promover a economia gaúcha

Nesta edição, três empresas de Três Coroas, no Vale do Paranhana, foram selecionadas para representar o estado: Calçados Q Sonho Ltda, Gracieli Carvalho e AR Brand Calçados. Além dos representantes das marcas, a comitiva contará com diretores de sindicatos locais. O secretário-adjunto da Sedec, Leandro Evaldt, representará o titular da pasta, Ernani Polo e o governo gaúcho. Ele também participará de reunião oficial com o cônsul do Brasil em Milão.

A participação tem como objetivo promover a economia gaúcha como moderna e competitiva no mercado internacional, ampliando a capacidade de venda das empresas por meio da prospecção e diversificação de mercados, acesso a novos canais de distribuição e contato com inovações do setor.

De acordo com Leandro Evaldt, a presença do Rio Grande do Sul na MICAM, mais uma vez reforça o compromisso do Estado com a internacionalização das empresas locais e o fortalecimento da indústria calçadista gaúcha no cenário global e está em consonância com o Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável. "Estar presente em uma feira desse porte é uma oportunidade valiosa para ampliar mercados, gerar negócios e mostrar ao mundo a qualidade e a inovação dos nossos produtos. A Sedec, por meio do DPCI, tem trabalhado para garantir que cada vez mais empresas tenham acesso a esse tipo de vitrine internacional", ressalta o secretário-adjunto da Sedec.

Histórico

Em 2024, a presença gaúcha na Micam 2024 resultou na prospecção de R$ 2,48 milhões em negócios para as empresas participantes do estande do RS. Ao todo, foram R$ 626 mil em contratos fechados com compradores de nove países: Estados Unidos, Japão, Colômbia, Portugal, Rússia, Eslováquia, República Dominicana, Itália e Israel.

A MICAM Milano reúne mais de mil marcas de calçados de todo o mundo e recebe cerca de 45 mil compradores de mais de 130 países, principalmente da Europa e do Oriente Médio.

Texto: Ascom Sedec
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul