Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Enchente de grandes proporções deve atingir o Vale do Taquari neste sábado (18)

Publicação:

Card em fundo cinza, no qual há no centro a logo oficial da Casa Militar e da Defesa Civil do Rio Grande do Sul. Ele é formado por um círculo dentro do qual há um triângulo com três bonecos, dois grandes e um pequeno. No centro, dos dois lados do círculo há a imagem de uma coluna. Compondo o círculo estão as palavras Casa Militar, na parte de cima, e Defesa Civil RS, na parte de baixo. No canto inferior direito do Card está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

Ao longo das próximas horas, a partir do final da tarde deste sábado (18/11), uma nova enchente deve atingir o Vale do Taquari, em níveis similares aos registrados no início de setembro. A situação é de alerta total por conta de novas inundações. O motivo são as chuvas muito volumosas e persistentes que ocorreram nos últimos dias, em várias regiões do Estado, ocasionando uma nova elevação do rio Taquari.

As cheias que devem acontecer hoje não terão a magnitude do fenômeno de setembro, quando houve chuvas extremamente volumosas em um curto espaço de tempo, ocasionando uma enxurrada forte, com os rios transbordando e arrastando o que estivesse pela frente.

Desta vez, é esperada uma elevação gradual do nível do rio, até chegar à cota de inundação. Embora o nível das águas não deva se elevar de maneira abrupta, o volume de água e a cota de inundação serão muito parecidos com os registrados em setembro.

É muito importante que as pessoas que moram em áreas de risco, que foram afetadas pela enchente de setembro ou que já estão em situação de alagamento procurem informar-se com as Defesas Civis dos respectivos municípios sobre quais são as medidas de prevenção previstas nos seus Planos de Contingência, como rotas de fuga, locais de risco e abrigos públicos.

É essencial, nesse momento, que as famílias saiam de suas casas levando somente o essencial e procurem abrigo em local seguro.

Texto e edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul