Encontro em Viamão aborda os benefícios da conservação da biodiversidade no litoral médio
Publicação:
O município de Viamão será sede, na quinta-feira (22), de um encontro de formação destinado à região do Litoral Médio com foco nas práticas de desenvolvimento sustentável fomentadas pelo Projeto RS Biodiversidade. Na reunião, técnicos dos órgãos ambientais do Governo do Estado e da Emater fornecerão informações relevantes para conservação e desenvolvimento ecologicamente orientado dessa área do Estado, que abrange parcela significativa do Bioma Pampa, além de ser corredor de migração de várias espécies de aves.
A terceira edição de um conjunto de eventos denominado Oficina de Partida do Projeto RS Biodiversidade detalhará a forma como o programa atuará na região, a partir de ações envolvendo o apoio a sistemas produtivos sustentáveis. No Litoral Médio, o projeto levará em consideração as características da região. Localizada na restinga que separa a Lagoa dos Patos do Oceano Atlântico, essa área tem paisagem marcada por feições impressas pelos ventos, como a mobilidade das dunas e as copas assimétricas da vegetação arbórea.
Zoneamento ecológico econômico
Serão abordados, ainda, temas como a elaboração de um zoneamento ecológico econômico para a região, oficinas de educação ambiental junto às instituições de ensino estaduais, apoio à conservação através do uso sustentável do butiá (Butia odorata), plano de manejo para espécies exóticas invasoras, entre outras. Além de fornecermos uma visão geral do projeto, temos como meta fortalecer a rede de ações conservacionistas e promover o debate em uma perspectiva socioambiental, ressalta o coordenador geral do RS Biodiversidade, Dennis Patrocínio.
A oficina é aberta ao público em geral, mediante inscrição prévia no site do projeto www.biodiversidade.rs.gov.br. O encontro se realizará das 08h30 às 12h30, no auditório do Centro de Formação Profissional Walter Graff (Rua Marechal Deodoro, 220, Centro de Viamão).
Exposição
De 21 a 30 de novembro, o público poderá conferir a exposição fotográfica Nosso Pampa Desconhecido, no átrio do Centro Administrativo da Prefeitura de Viamão. A exposição é composta por 36 painéis informativos sobre o Bioma Pampa, abordando as inter-relações entre aspectos ambientais e socioculturais. As imagens são de autoria do fotógrafo Adriano Becker, e os textos e legendas, de pesquisadores da Fundação Zoobotânica.
Programação da oficina
Data: 22 de novembro
Horário: 8h30 - 12h30
Local: Município de Viamão (Centro de Formação Profissional Walter Graff. Endereço: Rua Marechal Deodoro, 220, Centro de Viamão
Manhã
8h30 - Abertura oficial, com presença das autoridades das instituições executoras do Projeto RS Biodiversidade
9h - Apresentação do Projeto RS Biodiversidade - Conservação da biodiversidade como fator de contribuição ao desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul, com Dennis Nogarolli Marques Patrocínio, coordenador geral do projeto, e Ana Carolina Freitag, coordenadora financeira;
9h30 - Apresentação das ações no Litoral Médio coordenadas pelas instituições executoras do Projeto RS Biodiversidade, com Joana Braun Bassi, coordenadora técnica da Sema, e Silvia Pagel, coordenadora representante da Fepam.
10h - Coffee-Break Agroecológico
10h15 - Continuação da apresentação das ações no Litoral Médio coordenadas pelas instituições executoras do Projeto RS Biodiversidade, com Rosa Lia Barbieri, coordenadora representante da Embrapa-Clima Temperado, e Luiza Chomenko, coordenadora representante da FZB, e Célio Alberto Colle, coordenador representante da Emater.
10h45 - Litoral Médio do Rio Grande do Sul: Ambiente e Sociedade, com Lilian Sosinski, pesquisadora da Embrapa-Clima Temperado
Tarde
14h30 - Atividade específica com as Coordenadorias Regionais de Educação para planejamento das ações de educação ambiental do Projeto RS Biodiversidade para 2013 e 2014, com participação de técnicos da Emater, Sema e FZB.
Texto: Hélio Gama Neto
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305