Encontro estadual de Redes de Cooperação
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O secretário Luis Roberto Ponte, do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais preside nesta sexta-feira (7), às 14 horas, a abertura do 7° Encontro Estadual de Redes de Cooperação. O evento promovido pela SEDAI em parceria com a Universidade de Caxias do Sul, será efetivado no Hotel Continental, em Canela. Durante dois dia, 7 e 8 de abril, cerca de 400 empresários integrantes das redes associativas buscarão descobrir junto aos especialistas como aumentar o conhecimento e inovar o segmento dos respectivos negócios A sétima edição do evento, terá como palestrantes Pierrre Fayard, professor da Universidade de Poitiers, da França, que vai abordar “O Modelo Japonês nas Comunidades Estratégicas de Criação do Conhecimento”; e Fernando Dolabela, professor e consultor da Fundação Dom Cabral, que falará sobre “Empreendedorismo, Conhecimento e Desenvolvimento das Empresas”. Integrantes das redes constituídas farão apresentação de “cases”. Segundo o diretor do Departamento de Desenvolvimento Empresarial da Sedai, Tiago Simon, o Programa já apoiou a formação de mais de 120 redes de cooperação no Rio Grande do Sul, em diversas áreas do varejo e da prestação de serviços, como, por exemplo: móveis, farmácias, materiais de construção civil, material esportivo, jornal, flores, moda e confecções, academias, mercados, turismo, padarias, papelarias e outros ramos. A meta - disse, é de formar mais 80 novas redes até o fim do ano. Devemos fechar 2006 com 200 redes de cooperação em atividade. Contamos, nestas 120 redes, com mais de 3 mil empresas participantes”. As empresas associadas em redes registram um faturamento acumulado de mais de R$ 2,5 bilhões, adianta Tiago Simon, ao assinalar que o programa Redes de Cooperação é uma ferramenta para a promoção do desenvolvimento a partir do fomento ao associativismo de micro e pequenas empresas. O Programa Redes de Cooperação, coordenado pela Sedai em parcerias com universidades gaúchas, visa reunir empresas que tenham interesses comuns, através de uma entidade jurídica estabelecida com uma nova e única marca para todas as associadas. Integrada à rede, a empresa mantém a independência e a individualidade. A formação da rede permite a realização de ações conjuntas, facilitando a solução de problemas comuns e oportunizando novos mercados. Entre os benefícios destacam-se as compras e o marketing compartilhado e condições de pagamento vantajosas. Além da troca de informações, aprendizagem e ofertas de serviços.