Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Encontro na Capital debate os desafios e estratégias para os jardins botânicos do Sul do Brasil

Publicação:

Em Porto Alegre, comitiva visitará o Jardim Botânico
Em Porto Alegre, comitiva visitará o Jardim Botânico - Foto: Divulgação

O estabelecimento de um plano de cooperação dos Jardins Botânicos do Sul é o objetivo da III Reunião Região Sul da Rede Brasileira de Jardins Botânicos. O encontro ocorre na próxima segunda-feira (2), no Jardim Botânico, em Porto Alegre. Foram convidadas 12 instituições dos três estados sulinos.

O encontro prevê uma visita ao Jardim Botânico, apresentação de cada instituição participante, debate e encaminhamento de propostas para qualificar a atuação em rede dos Jardins Botânicos. "Os Jardins Botânicos são instrumentos fundamentais na política de conservação da flora, em especial da flora ameaçada. Para melhor desempenhar esta função, qualificar e ampliar a atuação de cada instituição, é essencial trabalhar conjuntamente", disse Andréia Carneiro, diretora do Jardim Botânico, órgão vinculado à Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul.

Diversidade biológica
O evento também tratará sobre o artigo 9º da Convenção da Diversidade Biológica, documento elaborado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, em 1992, no Rio de Janeiro. Esse item aborda a importância da conservação ex situ, ou seja, aquela conservação de espécies que ocorre fora do seu ambiente natural, como é o caso dos jardins botânicos.

Texto: Daniel Hammes
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul