Encontro sobre Educação Digital para capacitar 4 mil professores estaduais
Publicação:
Cerca de 60 professores que atuam nos 30 Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs) da rede pública estadual participam entre terça (10) e quinta-feira (12), em Brasília, da formação de multiplicadores do Curso de Educação Digital. A atividade, promovida pelo Ministério da Educação, vai orientar os participantes para a capacitação de quatro mil educadores das escolas estaduais, programada para ocorrer no segundo semestre deste ano.
Durante a formação, os multiplicadores receberão instruções sobre as maneiras de utilização do Sistema Operacional Linux - presente em parte dos laboratórios de informática das instituições de ensino - no desenvolvimento de práticas pedagógicas. També haverá apresentação da proposta do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia do ministério e o projeto político/pedagógico do curso de Educação Digital.
A responsável pela Central de Apoio Tecnológico à Educação (CATE) da Secretaria da Educação, Zélia de Souza, explicou que a iniciativa vai representar uma ampla formação de professores e gestores da rede pública no aproveitamento da informática no dia-a-dia das escolas. Zélia, que vai participar da formação, afirmou que, após a preparação dos multiplicadores, os professores dos NTEs situados nos municípios sedes das 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CRE), terão condições de capacitar os educadores da rede estadual frente aos desafios verificados no uso das tecnologias da informação no ensino.
Atualmente a rede estadual possui cerca de 1,5 mil laboratórios de informática. Neles são utilizados sistemas operacionais Linux e Windows. A partir do projeto Sala de Aula Digital, que compõe uma das cinco ações presentes no Programa Estruturante Boa Escola para Todos, a Secretaria da Educação pretende instalar, até 2010, mais mil laboratórios, visando a estimular o uso da computação e da internet como instrumentos na busca pela melhoria da aprendizagem dos estudantes gaúchos.