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Encontros em Pelotas e Rio Grande abordam plano de carreira do magistério e gestão escolar

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Mais de 150 diretores de escolas estaduais pertencentes às Coordenadorias Regionais de Educação de Pelotas (5ª CRE) e Rio Grande (18ª CRE) participaram, nesta segunda-feira (11), de encontro sobre reforma do plano de carreira do magistério gaúcho e o novo modelo de gestão escolar. A atividade integra o cronograma de debates proposto pelo governo do Estado sobre a reformulação da estrutura funcional dos servidores. O encontro de Pelotas ocorreu no campus da Universidade Católica (UCPel). Em Rio Grande, foi promovido no Instituto Estadual de Educação Juvenal Miller.

A secretária estadual da Educação, Mariza Abreu, assegurou que os direitos conquistados pelos educadores, por meio das regras atuais, serão garantidos. Explicou que a reforma na carreira se faz necessária, tendo em vista as novas legislações definidas para a Educação no país. Precisamos adaptar a carreira do magistério estadual às leis do piso nacional e da formação de professores previstas na Lei de Diretrizes e Bases (LDB), observou.

Mariza afirmou que o novo plano deverá seguir princípios que contemplem a valorização do magistério combinada com a melhoria da aprendizagem dos alunos. Para isso, propôs a criação de novo processo seletivo de ingresso no magistério. Estamos propondo a realização de exames que avaliem os professores nas áreas do conhecimento em que eles irão atuar, sugeriu.

Quanto às promoções ao longo da carreira, Mariza expôs a intenção de valorizar permanentemente a formação dos professores. Explicou que a proposta contempla   avaliações periódicas, visando à progressão no exercício do magistério. Entre elas,  um sistema de remuneração variável por desempenho, o que poderia significar a conquista de um 14º salário. O valor acrescido nos vencimentos dos professores dependeria dos resultados obtidos pelas escolas na aprendizagem dos estudantes. Os sistemas de avaliação externa do rendimento escolar serviriam como ferramentas para a identificação do desempenho dos alunos.

Ao abordar questões relativas à gestão dos estabelecimentos de ensino, a secretária falou sobre as alterações propostas ao processo de escolha dos diretores. Garantiu que a comunidade escolar vai continuar participando das decisões, votando nos candidatos que se dispuserem a assumir o cargo. No entanto, argumentou que os postulantes à função precisam passar pela docência e possuir certificação para gerir a escola.

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