Fepam orienta secretaria de Canoas sobre contaminação de cromo

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), após contato feito pela secretaria municipal de Meio Ambiente de Canoas, forneceu as orientações sobre quais os procedimentos a serem tomados relativo à investigação da área potencialmente contaminada com cromo hexavalente. A orientação foi dada com base na diretriz técnica da Fepam (01/2011), onde constam as etapas para investigação, remediação e monitoramento de áreas contaminadas.

Conforme informações prévias, o empreendimento causador dessa contaminação possuía licenciamento ambiental municipal. Assim, conforme  as normas da Fepam, as etapas de investigação da magnitude e da extensão da contaminação serão conduzidas pela secretaria de Canoas.

Ao fim dessa etapa, o responsável pela contaminação deve solicitar um licenciamento para remediação e monitoramento da área junto à Fepam. Após a solicitação deste processo de licenciamento, a Fepam vai avaliar e monitorar a área impactada.

O chefe do Departamento de Fiscalização da Fepam, Vagner Hoffmann, explica que estes são os procedimentos legais que devem ser adotados pelo órgão ambiental estadual.

Texto: Catarina Gomes/Ascom Semacleardot.gif
Edição: Léa Aragón/ Secom