Secretaria de Assistência Social cadastra pessoas afetadas pelas enchentes em 13 municípios

Card em fundo cinza, no qual estão escritas as palavras Assistência Social ao centro, logo abaixo de um ícone em que duas mãos suportam três bonecos que representam uma família. No canto inferior direito está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.

Atualizada às 15h19 de quinta-feira (14/9).

Desde o inicio da semana, a Secretaria de Assistência Social (SAS) está atuando presencialmente nos municípios mais atingidos pelas enchentes no Vale do Taquari. As equipes da pasta estão reforçadas com servidores de municípios não atingidos, organizados em equipes montadas pela Força Estadual do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Os profissionais vão orientar e auxiliar o processo de cadastro das pessoas desabrigadas, desalojadas e atingidas, organizando os perfis para análise e inserção no programa Volta Por Cima. Eles também irão visitar os abrigos para identificarem as necessidades.

"Diariamente acompanhamos os trabalhos nesses municípios mais atingidos. Nossas equipes e de várias secretarias municipais de Assistência Social auxiliaram na organização dos locais de cadastramento e, agora, com o Volta Por Cima já anunciado pelo governo do Estado, iniciam o trabalho de inserção dos cadastros", explicou o titular da SAS, Beto Fantinel, que durante toda a semana está visitando a região.

Mesmo quem perdeu os documentos pode fazer o cadastro informando os números do CPF e do RG, além do nome da mãe e do endereço. Para que as pessoas possam ser incluídas no Volta por Cima, elas também devem estar registradas no Cad Único.

Locais para cadastramento

Arroio do Meio

• CRAS - Endereço: Rua Gustavo Wienands, 485.
  • Defensoria Pública - Endereço: Rua Gustavo Wenandts, 46

Colinas

• CRAS - Endereço: Rua Olavo Bilac, 226, salas 8 e 9

Cruzeiro do Sul