Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Equipes de fiscalização da Sema e Fepam orientam quem faz irrigação no rio Gravataí

Publicação:

Rio Gravataí1
Devido à estiagem, Sema suspendeu captação na Bacia do Rio Gravataí que não seja para abastecimento à população - Foto: Francisco Marodin / DRH Sema

As equipes do Departamento de Recursos Hídricos (DRH) da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) realizaram neste sábado (8/2) uma ação de fiscalização e vistoria em propriedades que captam água do rio Gravataí para irrigação de lavouras.

Cinco pontos estavam previstos serem vistoriados. Até agora, três estruturas de bombeamento foram desligadas pela fiscalização. De acordo com Patrícia Moreira Cardoso, diretora adjunta do DRH/Sema, “a fiscalização tem como objetivo informar e conscientizar quem faz irrigação para que suspendam a captação devido ao nível do rio”.

A ação ocorreu um dia após a publicação da portaria da Sema que suspendeu, por tempo indeterminado, a captação de água na Bacia do Rio Gravataí desde o ponto de captação da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) no município de Alvorada (latitude -29,9683; longitude: -51,0367) em direção à nascente até a confluência com a Sanga da Porteira, no limite entre Viamão e Glorinha. O motivo é o nível crítico do rio devido à falta de chuva. Apenas a captação para o abastecimento à população está mantida.

O secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos Júnior, parabenizou as equipes pela mobilização ágil. "Esta primeira ação visa ampliar o conhecimento da determinação e, naqueles pontos que estavam em funcionamento, efetivar o desligamento das bombas. As equipes estão reforçando as orientações e seguirão acompanhando a situação para que os empreendedores cumpram a portaria e não retomem a captação até nova orientação”, acrescentou.

A determinação considerou os levantamentos e informações técnicas da Sema e da Corsan. As captações poderão voltar à normalidade quando o rio sair do nível de alerta.

A Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí estará em permanente monitoramento. Diariamente a Sala de Situação da Sema irá atualizar as medições nos dois pontos de referência. Clique aqui e acesse os boletins.

Texto: Vanessa Trindade/Ascom Sema
Edição: Marcelo Flach/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul