Escola de Música da Ospa abre vagas para novos alunos
Publicação:

A Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) tem boas notícias para crianças e jovens que querem se aperfeiçoar em instrumentos musicais de orquestra ou em prática em coral. A instituição lançou a seleção de novos alunos para 2018. As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas a partir desta segunda-feira (30) até 10 de novembro, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h, na Escola de Música da Ospa (Avenida Desembargador André da Rocha, 50). O edital está disponível em www.ospa.org.br.
Neste ano, a Escola de Música aumentou em 30% o número de vagas em relação ao ano passado. “São 83 novas vagas, a maior quantidade em três anos. Além disso, pela primeira vez, estamos reservando quatro vagas para pessoas com deficiência, para o curso de Prática de Canto em Coro de Câmara”, comentou Diego Grendene de Souza, diretor da instituição. Nessa modalidade (prática em coro), 10 vagas são reservadas a pessoas de baixa renda.
Crianças a partir de oito anos podem se inscrever para as seguintes modalidades de instrumentos: violino, viola de arco, contrabaixo acústico tocado com arco, flauta transversal, oboé, fagote, trompa, trompete, trombone, eufônio, tuba e percussão. Já para aulas de canto coral, é necessário ter entre oito e 20 anos, e não é obrigatório conhecimento teórico-musical prévio. Os candidatos serão escolhidos conforme desempenho em audição.
Para todas as modalidades, os interessados precisam estar comprovadamente matriculados no ensino regular ou já ter concluído o Ensino Médio. Os testes, agendados no ato da inscrição, serão realizados até o dia 24 de novembro. As partituras das obras que serão avaliadas estão disponíveis no site da orquestra até quarta-feira (1º).
Mais informações pelo telefone (51) 3228-6737 ou pelo email escolademusica.ospa@gmail.com.
Sobre a Escola de Música da Ospa
Fundada em 1972, a Escola de Música da Ospa - Conservatório Pablo Komlós cumpre função fundamental para o fomento cultural no Rio Grande do Sul. Promove formação musical gratuita, voltada para músicos de orquestra, oferecendo oportunidade de profissionalização na área. Grande parte dos instrumentistas que hoje integram a Ospa estudaram na instituição, bem como muitos músicos que atuam em outras orquestras ou nas mais diferentes áreas da música, no Brasil e no exterior.
A escola, coordenada por Diego Grendene de Souza, atende em torno de 200 alunos. Todos os professores são instrumentistas da Ospa. Além disso, a instituição conta com grupos orquestrais, regidos por Arthur Barbosa, e com um coro regido por Cosmas Grieneisen. Mantém projetos de inserção social como o 'Escola da Ospa na Comunidade', que leva recitais de grupos de alunos em lugares como hospitais, escolas, lares de idosos e praças, e o 'Recitais na Biblioteca', que promove apresentações de estudantes avançados na Biblioteca Pública do Estado.
No próximo ano, a Escola de Música passa a funcionar no Palácio do Vice-governador (Palacinho), que foi cedido pelo governo do Estado para a Ospa.
Texto: Ascom Ospa
Edição: Sílvia Lago/Secom