Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Escola de Música da Ospa ganha espaço próprio em palácio de Porto Alegre

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL 16.08.2018: A nova sede da Escola de Música da Ospa - Conservatório Pablo Komlós, foi entregue aos alunos e funcionários da instituição nesta quinta-feira (16), durante ato oficial. Desde sua fundação, em 1972, a Escola cumpre a f
Localizado na Cristóvão Colombo, o prédio neoclássico foi tombado como Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre em 1996 - Foto: Dyessica Abadi/Palácio Piratini

Após 46 anos de atuação, a Escola de Música da Ospa - Conservatório Pablo Komlós passou a ocupar seu próprio espaço. Na tarde dessa quinta-feira (16), o Palacete Santo Meneghetti encheu-se de música para a primeira apresentação na nova sede da instituição. A música veio do Coro Jovem e do Grupo de Violoncelos da Escola. 

Localizado na Avenida Cristóvão Colombo, o prédio, que foi tombado como Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre em 1996, tem estilo neoclássico e foi construído pelo engenheiro italiano Armando Boni em meados século 20. Cedido em 2017 pelo governo estadual para a Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Fospa) em uma articulação da Sedactel, o Palácio do Vice-Governador, como é conhecido, tem acolhido os alunos, professores e funcionários do Conservatório desde o último dia 6. 

Fundada em 1972, a Escola de Música da Ospa promove a formação musical gratuita, voltada para músicos de orquestra, oferecendo oportunidade de profissionalização na área para crianças e jovens. Desde a sua criação, a instituição já passou por diferentes espaços da cidade para permanecer em atividade. Com a mudança para o Palacinho, o Conservatório passa a ocupar um prédio de grande importância histórica, política e cultural em Porto Alegre.  

A quantidade de salas aumentou e o local ainda contará com espaço para café e auditório para as apresentações dos grupos da instituição, como o Coro Jovem, a Ospa Jovem e a Banda Sinfônica. A cerimônia contou com as presenças da secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e dos Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, do secretário da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel) Victor Hugo, do presidente do Conselho Estadual de Cultura, Marco Aurélio, do presidente da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Luis Roberto Andrade Ponte, do diretor artístico da Ospa Evandro Matté, da diretora superintendente Simone Adriano e do diretor da Escola de Música da Ospa Diego Grendene. 

Texto: Ascom Ospa
Edição: Léa Aragón/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul