Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Escola de Restinga Sêca avalia ações pedagógicas do primeiro trimestre

Publicação:

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Omiro Pohlmann Cabral, de Restinga Sêca, divulgou suas ações e resultados dos três primeiros meses de atividades. Conforme o diretor João Carlos Trindade, é positiva a avaliação desse período pela direção, professores, funcionários, Círculo de Pais e Mestres e Conselho Escolar.

Trindade informou que na instituição, que atende as séries iniciais do Ensino Fundamental, são oferecidas oportunidades para que os alunos demonstrem sua criatividade e potencialidades. Segundo o diretor, o Projeto Escola Ativa também continua a ser desenvolvido pelos professores, sob a coordenação da 24ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). As datas especiais do ano, bem como os fatos históricos da humanidade são fontes de debate e reflexão. Os temas atuais da sociedade são tratados de forma crítica. Temos um ambiente escolar muito bom, relata.

Ele comemora, ainda, a cultura de paz instalada no ambiente escolar. Algumas formas de violência noticiadas nos meios de comunicação não fazem parte do nosso dia a dia. Procuramos nutrir os alunos de sonhos possíveis. Resgatar a autoestima é um fator que estimula as aprendizagens. Somos exigentes com os alunos e eles sabem da dedicação dos professores e funcionários em oferecer uma educação de qualidade. Acreditamos nos alunos e, com o apoio dos pais, a nossa expectativa é de ter mais um ano de sucesso escolar, finaliza o diretor.

Consciência ambiental
Conforme o diretor da escola, João Carlos Dias Trindade, o lixo oriundo da escola é separado em seco e orgânico. O orgânico é utilizado na própria comunidade para decomposição e nutrição do solo. O seco é recolhido na cidade para a usina de triagem de Restinga Sêca. Esse procedimento acontece pela iniciativa da própria escola, que transporta os resíduos sólidos do interior. A escola não tem entulhos e não concorda com queimadas no seu entorno. Os alunos são orientados e educados a levar todo e qualquer papel para a lixeira, informou o diretor.

Alimentação de qualidade
A funcionária Rosane Freitas, responsável pelo preparo da merenda escolar na Escola Olmiro Pohlmann Cabral, ressalta a aprovação dos alunos em relação à alimentação escolar. Conforme o diretor da escola, o índice de frequência na merenda dificilmente é inferior a 95% e a repetição é de, no mínimo, 75%.

Há todo o cuidado na compra e no armazenamento. No início do ano, um refrigerador recebeu pintura nova. A escola investiu em copos térmicos para servir leite, iogurte, sucos e achocolatados, entre outros. A cozinha, mesmo de pequenas dimensões, conta com equipamentos e utensílios para bem atender os alunos, relatou o gestor escolar.

Além disso, a escola recebe da 24ª CRE orientações para a aquisição de alimentos industrializados e da agricultura familiar, bem como cardápios aprovados por nutricionistas. A presidente do Círculo de Pais e Mestres (CPM), Tânia Fleck, faz doação de todo o arroz utilizado na merenda. A escola, por vezes, também busca verduras no horto municipal. Essas contribuições nos possibilitam qualificar a merenda com a compra de outros itens a serem consumidos pelos alunos, relata o diretor.

Trindade relatou, ainda, que a escola adquiriu um bebedouro, e que a água consumida vem da Corsan. A água, ao invés de tubulações, vem em recipientes próprios. A iniciativa foi tomada para substituir a água do poço artesiano, que não apresenta condições plenas para consumo (após análise). Segundo o Trindade, é possível fazer esse transporte da água porque o número de pessoas a consumir não ultrapassa 45 por dia.

Até hoje, não foram constatados problemas de saúde com a água do artesiano. Tomamos essas medidas para prevenir, embora a gente não saiba qual é qualidade da água tomada pelos alunos em suas casas. Temos orientado sobre cuidados com a saúde, a importância da água, a qualidade dos alimentos e os seus nutrientes, explicou.

Texto: Patrícia Vargas
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul