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Estudantes de Caxias do Sul criam projeto de fechamento automático de janelas

Acionamento ocorre por um dínamo e um sensor de peso que constatam volume de chuva

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Protótipo foi desenvolvido por estudantes do 9º Ano do colégio da rede estadual - Foto: Divulgação / Seduc

Chuvas e temporais podem ocorrer a qualquer momento, em qualquer estação do ano. E se você estiver no trabalho quando começar a chuvarada e bater aquela dúvida: será que eu fechei as janelas de casa? Em caso de esquecimento, o prejuízo pode ser grande. Foi pensando em resolver situações como essa que estudantes do 9º Ano da Escola Estadual de Ensino Médio João Pilati, de Caxias do Sul, criaram um sensor de peso para fechamento automático de janelas residenciais.

O processo é simples: um copo plástico é ligado a duas rodas de carrinho e um sensor de peso que segura o recipiente. O compartimento enche com a água da chuva e cede, encostando numa placa de cobre que aciona um dínamo por meio de fios. Esse processo faz com que a janela de madeira se feche. O copo conta com um pequeno furo na parte de baixo. Quando para de chover, ele goteja em uma calha. O recipiente então esvazia e se eleva. Assim, o dínamo retorna à posição original.

O estudante do 9º Ano, Tales Sandi De Castilhos, 14 anos, que fez parte do projeto, afirma que a ideia é facilitar a vida das pessoas. “Devido à instabilidade do clima aqui de Caxias, deixar a casa fechada traz muitos prejuízos como mofo, umidade ou abafamento na residência. Esse protótipo irá trazer mais conforto e segurança", explica.

Conforme a professora de Ciências Biológicas, Cristine Elisa Ramos, mostras científicas são muito valorizadas na escola. “Procuramos sempre incentivar que o aluno destaque os seus potenciais e seus talentos. A aprendizagem não é só na sala de aula”, afirma.

A diretora da escola, Juliana Castilhos, acredita na importância da união de esforços entre estudantes, professores e escola para concretizar os trabalhos. “Aqui, sempre buscamos viabilizar o desenvolvimento dos alunos e incentivar que eles concretizem ideias benéficas para a comunidade”, ressalta.

Texto: Diego da Costa/Ascom Seduc
Edição: Secom

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