Escola Matias de Albuquerque promove projeto ambiental e de sustentabilidade
Publicação:

Sustentabilidade e Meio Ambiente são os principais temas que a Escola Matias de Albuquerque, do bairro Juca Batista, de Porto Alegre, promove na formação dos alunos. De forma lúdica, a instituição de ensino utiliza o projeto A Caminho de uma Escola Sustentável para integrar ações de educação financeira, saúde, diversidade e alimentação saudável.
Na horta, os alunos plantam os produtos e utilizam adubo orgânico elaborado no próprio pátio. São cultivados os seguintes alimentos: espinafre, beterraba, cenoura, couve, alface, temperos verdes e morangos. Os professores utilizam essa ferramenta pedagógica para ensinar a origem dos legumes e verduras e explicar a importância dos nutrientes.
Nas sextas-feiras é realizado o “dia da porcaria”. Na ocasião, os estudantes podem levar salgadinhos e refrigerantes para sala de aula. Desta forma, recebem ensinamentos sobre a importância dos bons hábitos alimentares e da economia gerada através dos produtos da horta.
Outro elemento importante no projeto é a reciclagem do lixo. O descarte em locais apropriados e o uso da criatividade, na composição de brinquedos e jogos pedagógicos, colaboram no conhecimento dos estudantes, como explica a diretora, Cláudia Campos: “O trabalho pedagógico de meio ambiente e sustentabilidade funciona de forma complementar. É fundamental que o aprendizado dos alunos na instituição de ensino seja multiplicado para a comunidade”, destaca.
Casinha de cachorro
A escola também faz um trabalho social de construção de casas para cachorros da comunidade. A elaboração é feita através de caixas de frutas forradas com a parte contrária de caixinhas de leite, impedindo a passagem de água.
Aluno do 4º ano, João Afonso conta que construiu duas casinhas para os cães de sua família: “Meu pai ajudou a construir uma, mas eles não gostaram, então eu dei para a minha irmã que tem uma cadela que dormia no frio”, afirma.
Diversidade na escola
Outro tema introduzido aos alunos da Matias de Albuquerque é a diversidade. Além de histórias identificadas com a cultura afrobrasileira e a influência de autores negros, como Oliveira Silveira, os estudantes aprendem a ter respeito com colegas e familiares. Nas paredes da escola estão escritas mensagens de amor, paz e respeito ao próximo. O objetivo é fazer com que as crianças levem esses valores aos familiares.
Envolvimento dos alunos
As escolas estaduais da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), da região de Estrela, também realizaram diversas atividades alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente como o plantio, caminhadas, palestras, painéis e debates.
A semana foi planejada para reflexão acerca de ações sustentáveis com objetivo de repensar hábitos e atitudes, sensibilizar para a contribuição da melhoria da qualidade de vida e da conservação dos recursos naturais nas suas comunidades.
A Educação Ambiental é trabalhada no âmbito escolar de forma contínua, transversal, preferencialmente na forma de projetos coletivos, contemplando a comunidade escolar e o protagonismo juvenil.
Além disso, para o ano letivo de 2019, estão sendo priorizados os temas relacionados aos resíduos sólidos e o diagnóstico e reconhecimento dos problemas ambientais do entorno, o que contempla o Referencial Curricular Gaúcho e a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Texto: Ascom Seduc
Edição: Secom