Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Escritor Dilan Camargo recebe a Medalha Simões Lopes Neto por sua contribuição à cultura

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL 02.06.2016: O governador José Ivo Sartori condecorou o escritor itaquiense Dilan Camargo, nesta quinta-feira (2), com a Medalha Simões Lopes Neto. Dilan é conhecido por sua contribuição ao estado com obras literárias e a fundação
Medalha Simões Lopes Neto foi entregue a Dilan Camargo pelo governador Sartori - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

O escritor Dilan Camargo foi condecorado, nesta quinta-feira (2), com a Medalha Simões Lopes Neto, por sua excepcional atuação no campo das artes. Em ato no gabinete do governador, o gaúcho de Itaqui falou de sua atuação na solidificação da Secretaria da Cultura após a redemocratização do país e também sua contribuição para a história cultural do Rio Grande do Sul. “Sei redigir atas, estatutos, regulamentos e alguns contos”, brincou. 

Dilan Camargo cursou universidade em Santa Maria, foi ator de teatro universitário e participou de festivais de música como letrista. Fundou a Associação Gaúcha de Escritores e representou a entidade em eventos no Brasil e exterior. “A gente rememora muitas histórias, sou uma pessoa de sorte porque muitos outros que merecem a medalha ainda não conseguiram. Se a gente está presente, a bola vem pra jogar”, comemora o escritor que, atualmente, é membro do Conselho Estadual de Cultura e da Associação Nacional de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil. Em outubro de 2015, Dilan foi escolhido patrono da 61ª Feira do Livro de Porto Alegre. 

Para o governador José Ivo Sartori, que lhe conferiu a condecoração, esse foi um gesto pela cultura do Rio Grande do Sul. “A medalha, que também já foi entregue à atriz Glória Menezes, tem a simplicidade de quem reconhece o mérito e o trânsito que teve por essa área artístico-cultural. Quero destacar a capacidade do Dilan de ouvir, de saber falar e apresentar a palavra, se relacionar e interpretar o mundo, porque tem gente que não tem capacidade de se renovar”, afirmou o governador.  

Dilan Camargo e o professor e crítico Antônio Hohlfeldt, que estava presente ao ato, foram agraciados pelo governador com edição comemorativa da trilogia 'O Quatrilho', de José Clemente Pozenato. Também estiveram presentes o secretário da Cultura, Victor Hugo; da Comunicação, Cleber Benvegnú; da Saúde, João Gabbardo; o secretário-geral de Governo, Carlos Búrigo, e representantes de entidades culturais, como o Conselho Estadual da Cultura e a Biblioteca Pública.

A Medalha Simões Lopes Neto, instituída em 1972, é uma condecoração outorgada pelo governo do Estado a personalidades que se destacaram em atividades culturais no Rio Grande do Sul. O nome da medalha deve-se ao escritor pelotense João Simões Lopes Neto, cuja morte completa cem anos em 2016. 

Texto: Letícia Bonato
Edição: Léa Aragón/ Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul