Escritor Tabajara Ruas visita presídio de Bento Gonçalves e incentiva a educação
Publicação:
Em visita ao presídio de Bento Gonçalves, o escritor e Patrono da Feira do Livro do município,Tabajara Ruas, leu para os presos e incentivou a educação. Ele foi recebido com honras pelos detentos, que lhe presentearam com uma poesia personalizada composta por um dos alunos do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEEJA).
O escritor recitou versos e deixou uma mensagem de incentivo para os detentos continuarem seus estudos, já que este presídio conta com excelentes professores e sempre atuam em parceria. O Presídio Estadual de Bento Gonçalves possui 202 presos. Destes, 100 estão recebendo aulas. É uma das 17 casas prisionais que possuem o NEEJA, que representa para o candidato, oportunidade de certificação de estudos. A Lei de Execução Penal prevê a assistência educacional ao preso e internado.
O Projeto Educando para a Liberdade também desenvolvido no Presídio de Bento, constitui-se como referência na construção de uma política pública integrada e cooperativa, tanto no âmbito da educação de jovens e adultos, quanto no âmbito da administração penitenciária. Ele estimula a educação nas unidades prisionais, sendo considerado de extrema importância, por estar ligado a ressocialização digna para o condenado, abordando valores de cidadania e humanização.
Do acesso à educação surgiu a consciência de cidadania. Os detentos estão sendo beneficiados por mutirões para que tenham documentação. Até agora, já foram providenciadas 30 carteiras de identidade, 12 carteiras de trabalho e 15 Cadastros de Pessoas Físicas.