Especialista do BID acompanha avanços em projetos na Fase
Publicação:

O especialista em Segurança Cidadã do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Rodrigo Serrano, esteve na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase), em Porto Alegre, nesta quinta-feira (31). A visita, de caráter regular, teve o objetivo de acompanhar os investimentos da instituição financeira internacional na Fase. Serrano verificou os avanços obtidos e ofereceu apoio e suporte necessários para o desenvolvimento dos projetos.
Na reunião, realizada no Centro de Convivência e Profissionalização (Ceconp), participou o futuro secretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Catarina Paladini, acompanhado pelo presidente da Fase, Robson Zinn.
Zinn apresentou um relato sobre as ações promovidas no sistema socioeducativo gaúcho com os recursos oriundos da parceria com o BID. Detalhou a construção do módulo anexo de dois andares na unidade de Novo Hamburgo, que abriu 30 vagas de internação, o que não ocorria desde 2004.
O presidente da Fase abordou também a perspectiva da ampliação de 210 vagas no sistema com o encaminhamento para licitação de três novas unidades – em Viamão (90 vagas), Santa Cruz do Sul (60) e Osório (60).
Zinn detalhou ainda a implantação total do sistema de videomonitoramento, com a instalação de 828 câmeras nas unidades de internação que compõem o sistema Fase, além da compra de 128 radiocomunicadores, também com verba proveniente do BID.
Por último, mostrou como ficará o espaço do Ceconp com a perspectiva de reforma em seus 4,2 mil metros quadrados, com salas para oficinas, auditórios, sala de videoconferência e salas de círculos restaurativos, entre outros.
Balanço
Na sequência, o grupo deslocou-se à unidade Case POA 1 onde houve visita ao auditório, quadra esportiva e dormitórios. Após conhecer o local, Serrano, disse estar muito bem impressionado com os avanços obtidos pela Fundação.
“Estou muito feliz por ter conhecido o trabalho da Fase e o impacto que o programa do BID tem nesta parceria com o governo do estado. Gostei muito das orientações estratégicas, das mudanças e dos resultados dos últimos anos, tanto na revista humanizada como no videomonitoramento e nos demais serviços oferecidos aos adolescentes. Nossa expectativa é de poder ter um benefício ainda maior com as novas infraestruturas", disse Serrano.
Catarina agradeceu ao BID em nome do governo gaúcho e disse que é fundamental a visão social do banco. “Queremos um Estado mais seguro, mais humano e mais fraterno e que consiga ressocializar. É um objetivo fundamental que queremos construir aqui e o banco tem cumprido um papel ímpar para que nós venhamos a desenvolver essas políticas”, disse.
Participaram do encontro pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos a diretora-geral, Maria Fernanda Bermudez; o chefe de Gabinete, Airton Prestes e o coordenador do Escritório de Projetos POD/BID, Aldo Peres. Pela Fase, estiveram presentes os diretores Administrativo, José Reus; Socioeducativo, Andre Severo; e de Cidadania e Recursos Humanos, Ledi Teixeira.
Texto: Marcelo Vaz/Fase
Edição: Marcelo Flach/Secom