Esquina Democrática será palco de ações de prevenção ao câncer de boca nesta terça
Publicação:
Exames preventivos ao câncer bucal e orientação quanto aos fatores de risco no consumo de álcool, cigarro e exposição solar serão os temas da mobilização que acontecerá nesta terça-feira (31), na Esquina Democrática, das 10h às 14h, organizada pelo Comitê das Entidades de Classe da Odontologia (Ceco). A Secretaria Estadual da Saúde, por meio da Seção de Saúde Bucal, irá participar do evento.
Na oportunidade, serão realizados exames preventivos de câncer bucal e promovida a conscientização sobre a importância destes exames para o diagnóstico precoce e tratamento. As pessoas com lesões na boca que não cicatrizam e fumantes com mais de 40 anos, entre outros, poderão procurar a tenda com os técnicos de diversas entidades ligadas ao Ceco, que estarão à disposição para solucionar as dúvidas relativas ao tema.
O câncer de boca no RS já ocupa o sétimo lugar no País em número de casos diagnosticados e alcança a quinta posição entre os tipos de câncer de maior incidência. Em função dos danos que provoca, limita a qualidade de vida do indivíduo, provocando dificuldade para falar, para se alimentar e conviver e é de mortalidade elevada.
O Dia Estadual de Luta Contra o Câncer Bucal é resultado da Lei Nº 12.535/06. Desde então, são realizadas anualmente, no dia 31 de maio, ações preventivas por todo o Estado. E, a partir deste ano de 2011, o Ceco está mobilizando os profissionais da Odontologia de todo o Estado a aderirem à campanha Maio Vermelho, como forma de unificar e caracterizar as ações do Dia Estadual de Luta Contra o Câncer Bucal.
O evento conta com o apoio da Faculdade de Odontologia da UFRGS, Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, Seção de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde do Estado do RS, Assembleia Legislativa, Brigada Militar e Entidades Odontológicas que compõem o CECO, entre outros.
O lema Maio Vermelho, para chamar atenção, vem acompanhando o tema A flor na boca. É uma adaptação livre, inspirada na peça de teatro O Homem com Flor na Boca, de Luigi Pirandello. O personagem passa a observar as pequenas coisas por um motivo mais árido: ao descobrir um câncer na boca passa a observar todo o mundo ao seu redor sob a ótica de quem tem apenas oito meses de vida.
O tabagismo é a primeira causa de morte evitável no mundo e é um dos fatores de risco para mais de 70 tipos de doenças, como por exemplo, as doenças coronárias, câncer e doença pulmonar obstrutiva crônica. São estimadas 5 milhões de mortes por ano relacionadas ao tabagismo , sendo 200 mil óbitos no Brasil.
Texto: Denise Gewehr/Andréa Menezes
Edição: Redação Palácio Piratini