Estação Gramado tem oficinas de pães e cucas
Publicação:

Os fornos na praça das Etnias, em Gramado, já se tornaram mais uma atração turística do município. No local, grupos de agricultores de 13 comunidades rurais produzem e comercializam pães, cucas, biscoitos e outros saborosos produtos coloniais que fazem parte da sua cultura. Até o dia 13 de agosto, o setor funciona diariamente, das 8h às 19h.
A presidente da Associação dos Fornos de Gramado, Leila Lazaretti, explica que a atividade é intensa, mas gratificante, pois possibilita contato com turistas de todos os cantos do mundo. "Muitas vezes, as pessoas nem conhecem uma cuca, não sabem do que é feita. Então é preciso explicar todo o processo e a história do surgimento desses produtos", explica a agricultora.
A oportunidade de aprender a preparar cucas e pães, que desperta o apetite e o interesse dos visitantes, está sendo oferecida durante a 9ª edição do Estação Gramado, que se estende até 2 de agosto. Com o tema "Viva o melhor do inverno", o evento tem uma programação cultural com música, espetáculos e gastronomia.
Todas as quintas-feiras, às 15h, na Casa do Colono, na Praça das Etnias, ocorrem oficinas de pães e cucas, onde os agricultores, assessorados pela Emater/RS-Ascar, ensinam o preparo das receitas, com degustação para o público. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no balcão de informações na Embaixada Praça das Etnias.
Próximas oficinas
Dia 16/07 – Cuca enrolada
Dia 23/07 – Pão integral
Dia 30/07 – Cuca de frutas
Texto: Rejane Paludo/Emater/Regional Caxias do Sul
Edição: Rui Felten/CCom