Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estado adota medidas para economizar e agilizar a manutenção de veículos da sua frota

Publicação:

Seguindo a diretriz de economia proposta pelo governo do Estado, a Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos, trabalha na modernização dos sistemas de gerenciamento para torná-los mais eficazes e menos caros. Um deles é o da manutenção da frota de veículos oficiais. Um novo sistema pretende agilizar a execução desse serviço e estima economizar 20% ao ano. Nesta sexta-feira (27), a Central de Licitações do Estado (Celic) realizou pregão, no qual o Banrisul Serviços foi vencedor do contrato e passará a administrar as operações referentes à manutenção dos veículos do Executivo estadual.

De acordo com secretária Maria Leonor Luz Carpes, na nova sistemática adotada, a agilidade na execução do serviço, controle, redução e racionalização das despesas e fidedignidade de informações são as vantagens mais preponderantes. Na prática, cada carro terá um controle eletrônico, possibilitando a utilização de serviços mecânicos e aquisição de peças e acessórios por meio dele, explicou a secretária. Para a diretora do Departamento dos Transportes do Estado (DTERS), Josefina Maria Fonseca Coutinho, será possível uma economia anual de, aproximadamente, R$ 6 milhões. Além do custo direto, essa operação vai garantir a diminuição de gastos com material, pessoal, espaço físico e deslocamento, acrescentou a diretora.

O novo método pretende eliminar o estoque de materiais e a contratação de serviços excessivos, contemplando diretamente os itens necessários para a efetiva manutenção dos veículos. Conforme a diretora-superintendente da Celic, Carla Poeta Possap, antes as licitações eram feitas para comprar peças em separado, de acordo com o tipo de veículo. A partir de agora, a manutenção será feita de forma sistemática, possibilitando que seja realizado o conserto dos carros de forma imediata. A partir dessa medida, os veículos não ficarão mais parados no pátio a espera de licitação para serem consertados, comemora.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul