Estado amplia agendamento eletrônico de carteiras de identidade
Publicação:
O Departamento de Identificação do Instituto-Geral de Perícias (IGP) celebra os 102 anos da identificação no Rio Grande do Sul oferecendo mais um serviço aos cidadãos: a disponibilização por parte do Estado do agendamento eletrônico de Carteiras de Identidade para municípios da Região Metropolitana e do Interior interior. O lançamento ocorreu na quarta-feira (12), na sede do Departamento de Identificação, em Porto Alegre, e contou com as presenças do secretário estadual da Segurança Pública, Edson Goularte, do diretor-geral do Instituto-Geral de Perícias, Àureo Martins, além de outras autoridades ligadas ao IGP e ao segmento da segurança.
Passam a contar com o serviço no Estado os seguintes municípios: Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Canoas, Carazinho, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Frederico Westphalen, Ijuí, Lajeado, Montenegro, Novo Hamburgo, Osório, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santana do Livramento, Santiago, Santo Ângelo, São Borja, São Sepé, Sapiranga, Taquara, Torres e Tramandaí.
A solenidade também marcou a entrega das chaves de uma viatura destinada à equipe do IGP que atua no combate ao abigeato e das medalhas Instituto-Geral de Perícias ao diretor do Departamento de Ensino da Brigada Militar, coronel Sérgio Pastel, e ao Chefe da Polícia Civil, delegado João Paulo Martins. Ao final do evento foi apresentado aos presentes um DVD com a simulação dos passos do agendamento eletrônico da carteira de identidade.
Como realizar o agendamento eletrônico
O agendamento via internet pode ser feito por meio do acesso ao site do IGP (www.igp.rs.gov.br) ou no site do TudoFácil (www.tudofacil.rs.gov.br ), clicando no link cidadão, posteriormente, no link documentos e clique em carteira de identidade-informações, à direita da página, onde surgirá o link indicativo agende agora.
No primeiro semestre de 2009 o DI confeccionou 344.899 carteiras de identidade, com uma média mensal de 57.483 e diária de 2.612 carteiras. No formato digital a nova carteira está sendo emitida no Rio Grande do Sul desde dezembro de 2006 e tem como referenciais o fato da fotografia ser capturada no momento da solicitação do documento, sem custos ao cidadão, e as impressões digitais são colhidas com scanner e sem uso de tinta. Antes da emissão da carteira é feita a checagem eletrônica das impressões digitais do solicitante, junto ao banco de dados do DI, verificando se a pessoa já está cadastrada e oferecendo mais segurança no processo.
O IGP/DI também oferece através do site www.igp.rs.gov.br , link serviços on line, o Atestado de Antecedentes, que deve seguir os seguintes passos para sua emissão: informar o RG, isto é, o número da carteira de identidade e preencher os dados do usuário e oferecerá opções de agendamento. O restante do processo ocorre da mesma forma descrita acima.