Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estado amplia parceria para confecção de documentos de identidade

Publicação:

Convênio tornará mais acessível a confecção dos documentos para os cidadãos de Cacequi e Campo Novo
Convênio tornará mais acessível a confecção dos documentos para os cidadãos de Cacequi e Campo Novo - Foto: Rodrigo Ziebell/SSP

A confecção de cédulas de identidade no Rio Grande do Sul será ampliada para mais dois municípios: Cacequi e Campo Novo. A assinatura da parceria que viabiliza a expansão ocorreu nesta quinta-feira (8), com a presença do secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, do diretor-geral do Instituto-Geral de Perícias, Eduardo Lima, do prefeito de Cacequi, Francisco Matias Fonseca, e do prefeito de Campo Novo, Antonio Sartori. Atualmente, 220 cidades possuem convênio com o Estado para a instalação de postos de confecção dos documentos.

Agora, o IGP irá preparar e manter a efetividade dos servidores disponibilizados pelos municípios e fornecer o material básico para confecção dos documentos. Às prefeituras, caberá selecionar dois servidores para desenvolverem as funções, arcarem com suas remunerações, cederem espaço físico para o atendimento ao público, responsabilizando-se também por suas despesas.

Para Schirmer, a intenção do governo é ampliar a acessibilidade do serviço aos cidadãos, tornando a prefeitura capaz de atender a demanda sem a necessidade de exigir o deslocamento dos cidadãos. "É importante também frisar a capacitação que o IGP oferece aos servidores que irão exercer essas funções, passando por um treinamento qualificado e eficiente", destacou.

Texto: Carine Bordin/SSP
Edição: Gonçalo Valduga/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul