Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estado ampliará capacidade de testagem de Covid-19 e outros anúncios deste 7 de abril

Publicação:

Coronavírus card combate 1
-

O governo do Estado seguiu trabalhando nesta terça-feira (7/4) para combater a pandemia do coronavírus no Rio Grande do Sul. Em transmissão ao vivo pela internet, o governador Eduardo Leite oficializou a contratação de 17 profissionais da saúde – dois médicos, sete enfermeiros, quatro farmacêuticos e quatro biólogos – para reforçar a equipe do Laboratório Central do Estado (Lacen), responsável pela aplicação de testes de coronavírus.

"São profissionais que vão reforçar nossa estrutura. Pedimos permissão à Assembleia Legislativa para fazer essas contratações emergenciais, pedido atendido em tempo recorde, devido à urgência do tema", disse Leite. As leis que autorizam a ampliação dos recursos humanos da Saúde foram sancionadas em 19 de março.

Também nesta terça-feira, governo do Estado e Ministério Público assinaram um termo de compromisso para o repasse de R$ 4,95 milhões do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL) para ações de enfrentamento ao coronavírus. Conforme a secretária da Saúde, Arita Bergmann, presente na assinatura, o montante será utilizado para a estruturação de 30 leitos de UTI que reforçarão a rede pública hospitalar no tratamento de pacientes da Covid-19.

À tarde, o governador recebeu lideranças de entidades representando lojistas e o setor do comércio, acompanhadas do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ernani Polo. O encontro teve o objetivo de debater as medidas de restrição do atual decreto do governo do Estado para o enfrentamento à Covid-19.

A Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás) parcelará as faturas que vencem em abril e na primeira quinzena de maio de 2020 de clientes industriais e de postos revendedores de GNV. O objetivo é minimizar os impactos da pandemia da Covid-19 na atividade econômica. As faturas serão divididas em três parcelas mensais: 50% do total bruto a ser pago na data de vencimento original, conforme previsto nos contratos; 25% a ser pago no prazo de 30 dias contados a partir do dia do vencimento original; e 25% no prazo de 60 dias contados a partir do dia do vencimento original.

Lançada em 26 de março, a campanha “Startups contra a Covid-19”, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), já mapeou 66 startups no país que atuam no enfrentamento ao novo coronavírus. “A finalidade do mapeamento é ser um sistema vivo, atualizado. Por isso, quem tiver ou conhecer alguma startup com potencial de auxiliar no fim dessa pandemia, nos encaminhe as informações”, disse o titular da Sict, Luís Lamb.

Texto e edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul