Estado apresenta melhorias no Passe Livre Estudantil em audiência pública na Assembleia Legislativa

Audiência pública PLE
Encontro ocorreu na Sala João Neves da Fontoura - Plenarinho, no 3º andar do legislativo gaúcho - Foto: Fernando Gomes/Agencia ALRS

O diretor-geral da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), Guilherme Santos, participou na segunda-feira (22/4) de uma audiência pública na Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS). Com proposição da deputada estadual Luciana Genro, o encontro teve como objetivo debater melhorias no programa Passe Livre Estudantil (PLE), coordenado pela Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), órgão vinculado à Sedur.

Estiveram presentes representantes estudantis das universidades públicas e privadas do Rio Grande do Sul. O encontro ocorreu na Sala João Neves da Fontoura - Plenarinho, no 3º andar do legislativo gaúcho.

Após ouvir as demandas colocadas pela mesa, Santos elencou uma série de melhorias que a Sedur e a Metroplan vêm implementando para atender aos estudantes de forma mais ágil e justa. Entre elas, a simplificação da renovação do Passe Livre para os estudantes que já recebiam o benefício, dispensando no ato de renovação uma nova reavaliação de documentos, o que demandaria mais tempo.

“As melhorias implementadas até aqui têm sido construídas a partir do diálogo com as entidades estudantis e o legislativo estadual. Sempre nos colocamos à disposição para aprimorar o nosso trabalho a partir dessa escuta atenta, que nos possibilita rever processos e atender aos estudantes da melhor forma possível”, declarou Santos.

Na ocasião, o diretor-geral da Sedur também anunciou duas novidades importantes. No segundo semestre deste ano, será lançada a plataforma do PLE on-line, possibilitando que todo o processo de solicitação e envio de documentos seja feito de forma digital. Além disso, os estudantes, cuja análise da documentação para liberação do Passe Livre junto à Metroplan ocorreu além do prazo previsto, poderão ser ressarcidos financeiramente mediante comprovação de registro do pedido e do período em que necessitaram pagar as passagens com recursos próprios.

“A partir da comprovação que o estudante solicitou o benefício e, por não ser atendido naquele momento, precisou custear as próprias passagens, iremos abrir um processo interno para ressarcimento do período correspondente entre a solicitação e a posterior liberação do Passe Livre”, detalhou o diretor-geral.

O representante da Sedur também aproveitou a oportunidade para destacar que os canais de comunicação da Metroplan estão sendo aperfeiçoados para melhor atender ao estudante. Ainda, enfatizou que todos os presentes na audiência estão convidados a participar do lançamento do PLE on-line, que já está com a plataforma pronta, passando por ajustes. A plataforma será lançada nos próximos meses, trazendo mais agilidade às solicitações.

Texto: Felipe Fontoura e Paulo César Pedroza/Ascom Sedur