Estado apresenta o Projeto Central de Caixas da Ceasa em Brasília
Publicação:
A Companhia de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa) apresenta, nesta terça-feira (22), em Brasília, o Projeto Central de Caixas na Câmara Setorial de Hortaliças. A diretora administração financeira da Ceasa, Lorena Arrue, vai mostrar o processo de higienização das embalagens e a adequação a Instrução Normativa nº 09/02 realizado no complexo gaúcho.
O processo foi considerado modelo para as outras Ceasas pela equipe do Programa de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), da Conab, que avaliou 24 centrais de abastecimento de todo o país. A apresentação atende ao convite do Chefe de Divisão de Assuntos de Defesa, Fiscalização e Inspeção Vegetal do Ministério da Agricultura, Francisco Facundo.
A Ceasa gaúcha adotou o acondicionamento e o transporte de hortifrutigranjeiros em caixas plásticas higienizáveis ou descartáveis, eliminando as embalagens de madeira, que vinham sendo adotadas nas últimas décadas e acarretavam consideráveis prejuízos na produção.
O projeto, que está sendo implantado por etapas, determina a higienização de todas as caixas retornáveis. Toda a água utilizada para a higienização será obtida a partir da captação das chuvas. Outra medida do projeto tem função social. Serão criados 100 empregos diretos para os recicladores de caixas de madeira.