Estado cadastra profissionais e empresas para atuação em instituições atingidas por enchentes
Iniciativa visa organizar força-tarefa, mapeando soluções para recuperação de museus, bibliotecas e acervos
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O governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Sedac), disponibiliza, a partir desta terça-feira (14/5), formulários para cadastro de pessoas físicas e jurídicas interessadas em contribuir com a recuperação de museus, bibliotecas públicas municipais e acervos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Além da limpeza e reorganização física das instituições, a força-tarefa coordenada pelo Sistema Estadual de Cultura (SEC) busca avaliar eventuais danos ao patrimônio arquitetônico e aos acervos culturais e históricos.
O governo estadual também realiza levantamento sobre a situação dos empreendedores afetados pela tragédia para mensurar perdas e mitigar danos a setores econômicos.
Por meio de formulários digitais, os interessados em participar das atividades poderão indicar áreas de especialização nas quais podem auxiliar – como trabalho técnico especializado, transporte ou obras civis. Desde o início da situação de emergência, a Sedac recebeu diversas manifestações de instituições, grupos de pesquisa, empresas e especialistas preocupados em contribuir com o planejamento e a organização de ações emergenciais para a recuperação dos espaços.
O Departamento de Livro, Leitura e Literatura da Sedac, por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP), está mapeando organizações e pessoas para atuarem na recuperação dos espaços de leitura e seus acervos. O cadastro permitirá direcionar voluntários para atuação em bibliotecas atingidas. O órgão já elaborou levantamento sobre a situação das instituições e coordena ações em parceria com o Sistema Nacional de Bibliotecas (SNBP), do Ministério da Cultura (MinC), para restabelecer o funcionamento dos espaços. O formulário deve ser acessado neste link.
Na área do patrimônio histórico, a Sedac busca identificar empresas que possam atuar na restauração de bens arquitetônicos tombados, de acervos museológicos e outros bens móveis e integrados. O cadastro, segundo o Departamento de Memória e Patrimônio da pasta, vai permitir maior agilidade de acesso à mão de obra especializada para o processo de contratação de serviços de recuperação do patrimônio atingido pelas enchentes.
Acesse o formulário de cadastro de empresas para restauração de bens arquitetônicos tombados e o de restauração de acervos museológicos e bens móveis e integrados.
O Estado disponibiliza ainda um formulário para mensurar perdas dos empreendedores. Empresas de todos os portes que foram afetadas pelas inundações podem responder ao questionário para que o governo avalie o prejuízo e busque recursos para mitigar impactos econômicos.
A iniciativa é do Gabinete de Apoio ao Empreendedor, liderado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), com a participação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Secretaria da Fazenda (Sefaz). O formulário está disponível nesta página.
Texto: Carlos Hammes/Ascom Sedac
Edição: Felipe Borges/Secom