Estado celebra amizade Japão-Brasil e irmandade com província de Shiga
Publicação:

Os 120 Anos de Amizade Japão-Brasil e os 35 anos de Irmandade entre a província de Shiga e Rio Grande do Sul foram celebrados, nesta terça-feira (7), em solenidade no Palácio Piratini. O governador José Ivo Sartori e o embaixador do Japão no Brasil, Kunio Umeda, estiveram à frente das comemorações.
Em seu pronunciamento, Sartori destacou a contribuição cultural japonesa para a diversidade gaúcha e enfatizou a importância das parcerias econômicas para o Estado. “A amizade é a marca que nos faz iguais. Além da experiência simbólica e diplomática, o acordo assinado em 1980, que hoje comemoramos, encurtou caminhos, trouxe investimentos, incentivou a cultura e consolidou a amizade”, disse.
O embaixador trouxe uma mensagem do povo de Shiga, enviada pelo governador da província, Taizo Mikazuki, e agradeceu pela hospitalidade com que foi recebido. “Estou muito feliz de participar desta cerimônia que demonstra o carinho do povo gaúcho”, afirmou.
A festividade contou com apresentação do Trio Kagurazaka, que interpretou repertório clássico da música japonesa para uma plateia composta por convidados brasileiros e imigrantes japoneses residentes no Rio Grande do Sul. A solenidade se encerrou com a cerimônia Kagami-Biraki, uma tradição de mais de 300 anos, que consiste em quebrar a tampa de um barril de saquê com martelos. O ato de brindar com a bebida típica japonesa representa prosperidade e bons resultados.
Participaram do evento a embaixatriz Keiko Umeda, a secretária extraordinária de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, o cônsul-geral do Japão em Porto Alegre, Takeshi Goto, o cônsul-geral do Japão em Curitiba, Todhio Ikeda, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, e o secretário da Cultura, Vitor Hugo.
Texto: Anamaria Bessil
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação