Estado conduz ações de Educação Sanitária em escolas de Anta Gorda

Divulgação EEEF Sagrado Coração de Jesus
Escola Estadual de Ensino Fundamental Sagrado Coração de Jesus foi uma das instituições que receberam atividades - Foto: Divulgação

Duas escolas de Anta Gorda receberam ações de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária conduzidas pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) na quinta (8/8) e sexta-feira (9/8). A atividade teve como tema o foco de doença de Newcastle, que afeta aves, identificado no município no início de julho.

Cerca de 350 estudantes, entre crianças e adolescentes, participaram das ações. As instituições visitadas foram o Colégio Santa Teresinha e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Sagrado Coração de Jesus.

“Abordamos o foco que aconteceu na cidade, outras doenças das aves, Defesa Agropecuária e os principais canais de notificação do município e da secretaria estadual. Dessa forma, os estudantes podem divulgar as informações para suas famílias e também desenvolver o próprio protagonismo, atuando como cidadãos”, detalha o coordenador de Educação Sanitária da Seapi, Felipe Campos.

Foram utilizadas metodologias ativas para estimular a participação dos estudantes. “Eles perguntaram bastante durante a atividade, nas duas escolas, independentemente da faixa etária. O corpo docente também foi muito receptivo”, conta Campos.

O coordenador destaca que as ações de Educação Sanitária são fundamentais, não só em eventos de foco, mas em todo o processo da relação de trabalho nos municípios em que a fiscalização agropecuária atua.

“Em situações como a de Anta Gorda, a Educação Sanitária é uma das ferramentas mais importantes para conseguirmos nos inserir em diferentes espaços. No ambiente da escola, talvez tenhamos um dos cenários mais propícios para despertar essa visão de multiplicadores nos alunos”, explica Campos.

Mais informações na página da Seção de Educação Sanitária da Seapi.

Texto: Elaine Pinto/Ascom Seapi
Edição: Felipe Borges/Secom