Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estado debate organização do Campeonato Mundial de Handebol Júnior

Publicação:

Menos de dois meses depois da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014, o Governo do Rio Grande do Sul já se prepara para sediar outro grande evento esportivo. Entre os dias 27 de junho e 12 de julho de 2015, o Estado será palco do Campeonato Mundial de Handebol Júnior Masculino. Com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte e do Lazer (SEL), o torneio ocorrerá em quatro municípios gaúchos: Campo Bom; Caxias do Sul; Farroupilha e Santa Maria. Com o objetivo de alinhar ações, o secretário do Esporte do Lazer, Ricardo Petersen, recebeu, nesta quarta-feira (27), o diretor executivo do campeonato, Luiz Jacomini, e representantes das quatro cidades-sede.

“Um evento desse porte tem um significado muito importante para o Estado. Na perspectiva do esporte como fator de desenvolvimento econômico, esses grandes eventos sempre trazem benefícios para os municípios e para o Estado”, ressaltou Petersen.

Conforme Jacomini, serão cerca de 650 pessoas de 40 países envolvidas diretamente nas quatro cidades, sendo 24 seleções mais 80 profissionais da arbitragem. “É o maior evento que a modalidade de handebol já trouxe para o Rio Grande do Sul”, lembrou. “Tenho a convicção de que, além da parte esportiva e dos eventos preparatórios e de capacitação que serão feitos pela Confederação Brasileira de Handebol, teremos uma migração de aficionados das cidades gaúchas e de países vizinhos”, destacou o diretor executivo do Mundial.

Na reunião, foram debatidas as participações das cidades e do Estado e a forma de garantir a melhor organização do torneio. O coordenador executivo do Comitê Gestor da Copa 2014 RS (CGCopa), Maurício Nunes Santos, e a coordenadora da Câmara Temática de Infraestrutura do CGCopa, Maria do Socorro Barbosa, integram a equipe por parte do Governo do Estado.

Para Santos, a experiência adquirida no megaevento da Fifa colaborará para uma boa organização do evento. “Com a avaliação da organização da Copa, os pontos positivos e negativos, podemos potencializar a realização de outros grandes eventos”. Um dos aprendizados, segundo Santos, foi a integração dos diferentes setores do governo. “A partir da organização do Comitê, pudemos incluir as tarefas das câmaras temáticas e de outras secretarias, e foi essa união que garantiu o sucesso da organização”, ressaltou.

Incentivo às modalidades esportivas
A realização de grandes eventos esportivos no Rio Grande do Sul é uma forma de incentivar as diferentes modalidades. “Não pretendemos parar por aí, teremos o Mundial de Muay Thai, em 2015, e outros eventos que virão na sequência”, completou Petersen.

O lançamento oficial do Campeonato Mundial de Handebol Júnior Masculino será no dia 10 de setembro, durante o Seminário Esporte: um Fator de Desenvolvimento Econômico, promovido pela SEL, no Teatro da Amrigs, quando também será feita a próxima reunião do grupo.

Texto: Nathália Ely
Edição: Redação Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul