Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estado decide ampliar fiscalização na fronteira com a Argentina

Publicação:

O Departamento de Defesa Agropecuária (DDA), da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, montou equipes de trabalho que irão atuar na fiscalização dos pontos de ingresso de animais na fronteira, debateu ações de educação sanitária e decidiu
Estado decide ampliar fiscalização na fronteira com a Argentina

O Departamento de Defesa Agropecuária (DDA), da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, montou equipes de trabalho que irão atuar na fiscalização dos pontos de ingresso de animais na fronteira, debateu ações de educação sanitária e decidiu ampliar a área de cobertura do monitoramento. A reunião, realizada na tarde desta quarta-feira (21), ocorreu no auditório da Cotrijuí, no município de Ijuí.

Todas estas medidas, que devem contar com a participação efetiva da Brigada Militar, inicialmente estavam previstas para serem executadas entre os municípios de Barra da Guarita até Garruchos, nas regionais de Santa Rosa, Ijuí e São Luiz Gonzaga. De acordo com o coordenador de Defesa Animal, Nelmo Adams, a fiscalização também será estendida às áreas que vão de São Borja a Uruguaiana.

O médico veterinário Fernando Groff, do Serviço de Doenças Vesiculares, informou que também voltarão a ser montados pontos de desinfecção em diversos locais, em conjunto com o Ministério da Agricultura. As equipes volantes destas regiões receberão o reforço de, pelo menos, 15 pessoas de outras localidades, como medida preventiva para monitoramento do deslocamento de cargas de animais, necessária a partir da notificação de foco de febre aftosa no Paraguai.

Texto: Marcos Pérez
Foto: André Corrêa
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul