Estado destinará recursos para ampliação de leitos em hospitais gerais
Publicação:
O Governo do Estado irá destinar incentivos extras para a abertura de leitos psiquiátricos em hospitais gerais. O anúncio foi feito nessa sextga-feira (30) à tarde, pelo secretário da Saúde, Osmar Terra, no segundo dia do Curso de Saúde Mental em Hospital Geral, realizado no auditório do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (DAER), em Porto Alegre.
Os leitos serão destinados, particularmente, à desintoxicação de drogas, em especial do crack, e distribuídos em todo o Estado, não somente na Capital. Segundo ele, o avanço do consumo do crack é um desafio, com impacto na violência urbana, que requer medidas emergenciais.
O sistema público de saúde tem que dar uma resposta para isso e temos pressa! Queremos 500 leitos em hospitais gerais, se possível, nos próximos 90 dias, afirmou Terra. Ele também adiantou que dentro de dez dias, o Ministério da Saúde estará no RS, a convite da Secretaria da Saúde, para auxiliar na elaboração de uma proposta de acompanhamento dos usuários de drogas.
Elogio
Louvando a iniciativa do Governo do Estado e lembrando que há 15 anos não são abertos leitos psiquiátricos em hospital geral no País, o psiquiatra e professor da Universidade de Campinas/Unicamp, Neury Botega, ressaltou que a abertura das unidades de psiquiatria em hospital geral depende, especialmente, do empenho dos profissionais da saúde.
Temos que lutar contra vários fatores para instalar um serviço de saúde mental em hospital geral. Mas pesquisas indicam que o fator preponderante é o interesse de um grupo de pessoas que catalise e leve adiante essa idéia nas instituições de saúde, frisou. Segundo ele, o estigma da doença mental, o financiamento pelo SUS, que não cobre as despesas dos hospitais, e a necessidade de um cuidado diferenciado do paciente são outros desafios a serem superados.
O Curso de Saúde Mental em Hospital Geral teve início nesta quinta-feira (29), reunindo cerca de 130 prestadores de serviços, técnicos das regionais de saúde e de municípios, e é uma promoção da SES com o apoio da Escola de Saúde Pública (ESP/RS). Outros três módulos estão previstos até agosto deste ano.
Panorama
Levantamento realizado em 2004, indicou que 43% das internações psqiquiátricas no RS já são feitas em hospitais gerais. Nos Estados Unidos, esse número chega a 73%, enquanto no Brasil, o percentual é de 5%. Segundo Botega, tem sido observada uma tendência de abertura de leitos psiquiátricos, especialmente, em hospitais filantrópicos, de pequeno porte, com até 160 leitos.